Dicas diárias de aprovados.

DICAS PARA PROVA ORAL - DPE-RS


Bom dia turma!

Hoje a postagem é sobre dicas para se preparar para a prova oral, principalmente para aqueles que passaram para a próxima etapa do concurso DPE-RS e outros concursandos de outras carreiras que se encontram estudando para essa fase derradeira do concurso.

Rafael, o que fazer quando chego nessa fase do concurso? Como estudar?

Essa é a primeira dúvida que muitos me perguntam. O aluno sempre está acostumado a estudar para as primeiras fases. Estudamos a legislação, doutrina, fazemos muitas questões objetivas, peças e discursivas...mas e quando passamos? O que fazer? rsrs

Primeiro, temos que comemorar, pois se você chegou nessa etapa, com certeza você tem muito conhecimento e está preparado para enfrentar a fase oral! A questão é manter o astral, o foco e o ritmo de estudos, bem como controlar a ansiedade! Não é fácil, eu sei...mas se fosse fácil todos os candidatos seriam aprovados... se você chegou nessa fase do concurso, você consegue!

Em relação ao estudo, a dica é estudar o seu material! Nada de comprar livro novo, resumos ou sinopses que você não leu. Isso faz você gastar muito tempo e ter pouco benefício ou vantagem para a prova.

O seu material lido, “mastigado” por você, todo sublinhado, com aquela marca de copo de café no pé da página, é o seu foco! Se o material ajudou você a passar nas outras etapas, continue fiel a ele e revise o máximo de pontos do edital.

Faça um grande revisaço, anote os pontos do edital que você tem mais dificuldade ou que eventualmente não estudou ou leu muito pouco e gaste mais um tempo estudando e aprofundando um pouco mais esses temas.

Essa parte de revisar temas complicados, que você tem um pouco de dificuldade ou que nunca estudou, é importante pois se a banca perguntar sobre aquele assunto, você possui conhecimento ao menos para tangenciar, falar sobre princípios, previsão legal, dentre outros tópicos que podem ajudar você a ganhar pontos ou dar oportunidade para que o examinador te interrompa e te ajude a chegar no quesito que ele quer.

Portanto, se você não se lembra ou não domina o tema, fale! Nunca fique calado! Fale o que você sabe sobre o assunto e coloque o conhecimento para a banca. Os examinadores irão pontuar o seu conhecimento e, vale lembrar, eles avaliam igualmente outros quesitos, como postura, dicção, emprego da linguagem, uso correto do vernáculo e poder de síntese.

Eu já vi candidatos que erraram a questão, não sabiam a resposta e erraram o que foi perguntado pela banca, mas mesmo assim conseguiram a pontuação mínima naquela banca para passar e ter seu nome publicado na lista de aprovados. Portanto, firmeza, postura e falar o que você se recorda é uma estratégia.

Agora, muito melhor e mais tranquila a prova se você sabe o tema da questão! Se você possui o conhecimento, responda objetivamente o que foi perguntado e vai direto ao ponto. Se sobrar tempo, use o seu tempo para complementar sua resposta com mais conhecimento e informações. Existem examinadores que valorizam esse empenho e demonstração de conhecimento a mais na prova.

Outra dica importante é: treine! Treine com um amigo concurseiro ou com alguém da sua família, com o namorado(a), noivo(a), aquele amigo da faculdade ou que divide a sala de estudos com você. Contar com o apoio de alguém para fazer perguntas, mesmo que seja pela internet, ajuda você a treinar postura, dicção, raciocínio rápido para acessar os diversos temas que estão guardados na sua cabeça e formar uma resposta coesa, organizada.

É diferente quando raciocinamos e escrevemos ou marcamos uma opção em uma questão objetiva. Tentar falar aquilo que sabemos ou que não sabemos, mas tentamos tangenciar o tema, é mais complicado pois não treinamos essa parte. Por isso o treino é importante!

Os cursos de oratória, de simulação de prova oral igualmente podem ajudar o candidato e muito, pois muda o aspecto da simulação quando você possui um professor na sua frente te arguindo, pessoas que você não conhece assistindo você responder a questão. A ansiedade e o nervosismo são treinados nessa situação, ok?

Rafael, e como controlar a ansiedade nesse momento em que falta pouco para ser aprovado?

Meus caros, mais do que nunca converse com sua família, desabafe com sua esposa/marido, um amigo(a) pois é sempre bom termos um apoio. Ainda, o treinamento fará com que você controle a ansiedade na ora da prova.

E agora uma dica mais específica para quem se prepara para a DPE-RS! Como nesse concurso temos uma banca específica, composta por Defensores do Estado do RS, advogados e professores, vale a pena fazer um estudo ainda que breve dos assuntos estudados pelos examinadores.

Em breve eu irei liberar um material com um levantamento prévio do foco dos examinadores da banca da DPE-RS e ire disponibilizar gratuitamente, ok?

Mas acho interessante fazer esse levantamento e verificar também a atuação dos Defensores na página da DPE-RS, para verificar as ações que eles participaram, mutirões de atendimento, palestras, etc.

Caros, não é para ler tese ou dissertação de mestrado dos examinadores...isso vai fazer com que você perca muito tempo e não terá benefício praticamente nenhum, pois os pontos são sorteados e quem disse que aquele tema que você leu será alvo de pergunta na sua prova? Portanto, se for algo sucinto, um pequeno artigo e que não irá tomar seu tempo, pode até ler verticalmente para ter uma noção, ok? Vale mais você estar bem e estudando os pontos do edital.

Espero ter ajudado!
Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                         Em 29/10/2018.
www.cursocliquejuris.com.br

2 comentários:

  1. Então, passando novamente em um concurso, posteriormente, poderia exercer novamente a função, certo?

    ResponderExcluir
  2. Então, passando novamente em um concurso, posteriormente, poderia exercer novamente a função, certo?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!