Dicas diárias de aprovados.

ESTAGIAR VAI ATRAPALHAR OS SEUS ESTUDOS?

Estagiar vai atrapalhar os seus estudos para concurso?

Olá, meus amigos! Como vão vocês? Essa semana foi bem exaustiva para mim, mas é inexplicável como a gente sente prazer, mesmo cansado, fazendo o que gosta. E foi no meio dessa semana agitada que me fizeram uma pergunta interessante. “Será que estagiar vai atrapalhar meus estudos para concursos?” E hoje, dia 18 de agosto, é o Dia do Estagiário! Parabéns!

Eu me dei conta de que tenho várias pessoas próximas (inclusive no Instagram) que ainda estão na faculdade e já estudam firmemente para concursos. Eu mesmo estudava para concursos na época da faculdade... e os colegas aqui do Site também.



A resposta é: depende!

Há estágios e estágios na vida acadêmica de uma pessoa. Você precisa avaliar se o estágio está lhe enriquecerá com conhecimentos úteis ao seu propósito... acadêmico, profissional, etc.

Você está estagiando? Já analisou criticamente o tipo de atividade que tem desempenhado? Está aprendendo algo que será útil?

Há estágios em que você é contratado para furar papel, carimbar, e carregar autos de um canto para outro. Esse tipo de estágio não vale à pena e isso é óbvio. Você está perdendo tempo precioso nesse tipo de local! Ah, preciso da bolsa... OK, compreendo, mas busque O QUANTO ANTES um estágio mais apropriado.

O estágio que te enriquecerá é aquele em que você senta, debate, conversa, faz a peça, corrige com o orientador, faz pesquisa, lê, enfim, APRENDE. E isso depende da sua postura também. Nesse tipo de estágio você agregará conhecimento para uma prova teórica e muitas vezes até uma prova prática.

Também não há como dizer a priori qual órgão/instituição é ou não é boa para estágio. Muitas vezes dentro de uma mesma instituição você tem excelentes orientadores e pessoas sem a menor paciência de ensinar. Se for esse o caso, com diplomacia, busque um outro orientador.

Você pode se perguntar também se o tempo (h/dia) no estágio não seria mais útil estudando em casa. Pois bem, como falei, um bom estágio te ajuda bastante em uma série de questões. Em casa você não vai ter as mesmas oportunidades... por isso eu acho válido sim, estagiar quando a carga horária do estágio e sua ORGANIZAÇÃO com o TEMPO te ofereçam o momento de estudo.

Um excelente estudo a todos e sigam firmes! Contato no insta @holandadias onde respondo perguntas. Abraço!

Gus, em 18/8/18 (@holandadiaskershaw)

1 comentários:

  1. Meu primeiro estágio em um escritório de advocacia era fazer cargas e devolução de autos físicos, ficar horas em filas e por aí vai... entretanto eu aproveitava o tempo de fila para ler os autos e anotava as leis para ler depois com mais curiosidade e interesse por estar relacionada a um caso prático. Resultado, em um ano de estágio li mais de 300 processos de capa a capa e ainda ganhei pra isso! Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!