Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

DICA DE ESTUDOS: GRIFAR OU RESUMIR? OU OS DOIS?

Bom dia galera! Como vão ? 
Muitos alunos de coaching, leitores e seguidores perguntam qual a melhor técnica de estudo: grifar ou anotar?
Quem grifa geralmente reclama que não consegue revisar com eficiência depois que estuda e sente falta de material próprio.
Quem anota reclama que perde muito muito tempo resumindo e sente que chega 2080 e não acaba um livro sequer.
Bem queridos sinto informar que não há manha secreta aqui.
Tudo depende da pessoa e como ela consegue estudar esfericamente, tendo sempre em mente que precisa existir uma forma de ter um material para revisão! Essa bendita que quase ninguém faz e é tão essencial!

Mas aqui vai uma dica que aprendi com um aluno (beijos Fênix!) e que ajuda bastante nos estudos!

Durante a semana, caso sua forma de estudo seja grifando, utilize o final de semana, momento sagrado da revisão, para fazer no caderno ou no computador um esquema dos seus grifos: ou transcrevendo ou fazendo palavras chave das ideias em um resumo! Assim você não perde tempo resumindo todos os dias e acaba revisando semanalmente E fazendo um material para revisões futuras! 

Fora isso recomendo que, grifando ou resumindo, você primeiro faça a leitura completa do subcapitulo ou texto lido e apenas ao final volte e grife ou anote o que for mais importante! 

Lembrem sempre de ter um material de revisão! Isso é importante para organizar e otimizar os estudos!


É isso amados!

Um beijo grande!


Nath, em 22/04/2017

6 comentários:

  1. Chega 2080 e não termino meus resumos. Acho que tá ai o maior desafio do concurseiro, sintetizar tudo num material pra fazer revisão depois.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica. Revisar é fundamental. Não tem jeito, pode ser mais rápido do que o primeiro estudo, mas demora do mesmo jeito. Um abraço à todos do site. As dicas de todos são preciosas. Estou aqui na luta e irei continuar até dar certo.

    ResponderExcluir
  3. Na hora de grifar, geralmente n lemos direito e saímos grifando tudo. Já cansei de ver meus textos com excesso linhas... rs O ato de resumir já diminui o conteúdo, mas só que demoramos. Vou seguir a sua dica de ler, depois voltar e grifar, depois o esquema- em vez do resumo.

    ResponderExcluir
  4. Eu utilizo uma técnica legal. Gosto de estudar lendo PDF. Utilizo o leitor de PDF Adobe Reader, seleciono o marcador de texto digital e vou grifando não só as palavras chaves (porque depois não dá pra entender o fio da meada), grifo as principais linhas dá leitura (que introduzem e que concluem). Fazendo assim, um PDF com 30 páginas de assunto corrido, se lido somente nas partes marcadas, você gasta somente tempo de leitura de aproximadamente 10 páginas, isto é, você lê todo o conteúdo com o tempo de resumo. Eu desenvolvi essa técnica e para mim não há melhor.

    DETALHE: Sempre leio no Notebook, isso me permite deixar a claridade dá tela no mais baixo para não forçar a vista. Dá impressão que estou lendo um livro físico.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!