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E NÃO É QUE CAIU (2)! Análise sucinta da prova de direito constitucional da DPMG
Prezados
leitores, considerando-se a recente prova da DPMG (19.10.2014), e o pedido de
alguns coachees para uma análise da
disciplina Direito Constitucional, seguem algumas breves considerações.
QUESTÃO 1 Anulada! Sem comentários.
Sobre o
controle de constitucionalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A ação
declaratória de inconstitucionalidade não admite a intervenção de terceiros de
acordo com o procedimento previsto no art. 7, caput da Lei nº 9.869/99.
II. O art. 7º,
§2º, da Lei nº 9.869/99 estabelece que o relator poderá, por despacho
recorrível, admitir a manifestação de outros órgãos ou entidades considerando a
relevância da matéria e a representatividade dos postulantes.
III. A figura
do amicus curiae é admitida na arguição de descumprimento de preceito
fundamental nos termos do art. 6º, §2º, da Lei nº 9.882/99, pois poderão ser
autorizadas, a critério do relator, a sustentação oral e a juntada de memoriais
por requerimento dos interessados no processo.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
A) III apenas.
B) I apenas.
C) I e II
apenas.
D) I e III
apenas.
QUESTÃO 2 Gabarito C
Sobre os entes
federados e a distribuição de competências, assinale a alternativa INCORRETA.
A) É
competência privativa da União legislar sobre direito comercial, marítimo,
serviço postal, requisições civis em caso de iminente perigo e em tempo de
guerra e sobre garantias dos metais. Artigo 22, I, V, III e VI, da CR/88, respectivamente.
B) É
competência privativa da União legislar sobre sistema estatístico, populações
indígenas, comércio exterior e
interestadual, politicas de crédito, câmbio, seguros e transferências de
valores. Artigo
22, XVIII, XIV, VIII, VII, da CR/88, respectivamente.
C) É
competência privativa da União legislar sobre sistemas de consórcio e sorteios,
caça,
pesca, fauna e registros públicos. Artigo 22, XX, art. 24, VI (competência legislativa
concorrente da União, Estados e Distrito Federal) e XXV, CR/88,
respectivamente.
D) É
competência privativa da União legislar sobre defesa territorial, defesa
aeroespacial, defesa marítima, defesa civil e mobilização nacional. Artigo 22, XXVIII,
da CR/88, respectivamente.
O fator complicador da questão foi
misturar dispositivos de vários incisos da Constituição, mas a questão pediu
somente o texto normativo da CR/88.
QUESTÃO 3 Gabarito D
Sobre os
princípios fundamentais da Constituição Brasileira, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O princípio
republicano, que traduz a maneira como se dá a instituição do poder na
sociedade e a relação entre governantes e governados, está mantido na ordem
constitucional, porém não está protegido formalmente contra a emenda constitucional,
pois não está previsto no art. 60, §4º, da CRFB/1988.
B) A
competência tributária é conferida às pessoas políticas pelo povo, que é
detentor de todas as formas de poder, consistindo tal, manifestação do princípio
republicano.
C) O princípio
da capacidade contributiva, expresso na primeira parte do §1º, do art. 145 da
CRFB/1988, reforça o princípio republicano, pois, sempre que possível, os
impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica
do contribuinte.
D) A
capacidade contributiva à qual alude a Constituição e que a pessoa política é
obrigada a levar em conta ao criar, legislativamente, os impostos de sua
competência, é subjetiva porque se refere às condições econômicas reais de cada
contribuinte individualmente considerado. O texto constitucional refere-se à expressão “sempre que
possível” (estamos diante de questão de prova objetiva e quer me parecer que a
interpretação literal é a mais adequada). Além disso, podemos verificar – já antecipando
um estudo para a 2ª fase (que ocorrerá em dezembro próximo), que o examinador
utilizou o livro do professor Roque Antonio
Carrazza, Curso de Direito Constitucional Tributário. Vejam: “A capacidade
contributiva à qual alude a Constituição e que a pessoa política é obrigada a levar
em conta, ao criar, legislativamente, impostos de sua competência, é objetiva e, não, subjetiva. É objetiva
porque se refere não às condições econômicas reais de cada contribuinte,
individualmente considerado, mas às suas manifestações objetivas de riqueza ...
Pouco importa se o contribuinte que praticou o fato imponível do imposto não
reúne, por razões personalíssimas (v.g., está desempregado), condições para
suportar a carga tributária. ... Aliás, nos impostos sobre a propriedade (como
o IPVA, o IPTU, o ITR, o imposto sobre grandes fortunas etc.), a capacidade
contributiva revela-se com o próprio bem. ... Em suma, a nosso ver, não fere o
princípio da capacidade contributiva a lei impositiva que levar em conta a
aptidão abstrata de suportar a carga financeira. Em termos mais práticos,
pensamos que nenhum contribuinte poderá obter proteção judicial, demonstrando,
por exemplo, que, embora proprietário de imóvel luxuoso, não tem, em razão de
sua situação pessoal, aptidão econômica para suportar o IPTU que lhe foi
lançado. Sendo a capacidade contributiva objetiva, ele terá que pagar o IPTU
referente a seu imóvel ou será executado, correndo, até mesmo, o risco de
perdê-lo, apesar da Lei 8.009/90, que dispõe sobre a impenhorabilidade do bem
de família e visa garantir abrigo ao executado e sua família.” Fica aí a
primeira dica para a 2ª fase: é Roque Antonio Carrasa (RAC para os íntimos rsrsrs) na veia!!!
QUESTÃO 4 Gabarito C
Com relação ao
entendimento jurisprudencial do Supremo
Tribunal Federal, analise as proposições a seguir.
I.
O STF, ao condenar um Parlamentar Federal, não poderá determinar a perda do
mandato eletivo. Quando ocorrer o trânsito em julgado da condenação, se o réu
ainda estiver no cargo, o STF deverá oficiar à mesa diretiva da Câmara ou do Senado
para que tais casas deliberem acerca da perda ou não do mandato, nos termos do
§ 2º do art. 55 da CF/88. No nosso coaching,
orientamos nossos pupilos a estudarem os informativos pelo site Dizer o
direito. Vejam no link anexo o que o Márcio André falou acerca dessa assertiva
(http://www.dizerodireito.com.br/2014/02/7-principais-julgados-de-direito.html)
- 5) Perda do mandato em caso de condenação criminal de deputado federal ou
senador - Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a
consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo que ocupa, já que o
pleno exercício dos direitos políticos é uma condição de elegibilidade (art.
14, § 3º, II, da CF/88). A CF/88 determina que o indivíduo que sofre condenação
criminal transitada em julgado fica com seus direitos políticos suspensos
enquanto durarem os efeitos da condenação (art. 15, III). A condenação criminal
transitada em julgado NÃO é suficiente, por si só, para acarretar a perda do
mandato eletivo de Deputado Federal ou de Senador. O STF, ao condenar um
Parlamentar federal, NÃO poderá determinar a perda do mandato eletivo. Ao
ocorrer o trânsito em julgado da condenação, se o réu ainda estiver no cargo, o
STF deverá oficiar à Mesa Diretiva da Câmara ou do Senado Federal para que tais
Casas deliberem acerca da perda ou não do mandato, nos termos do § 2º do art.
55 da CF/88. STF. Plenário. AP 565/RO, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgado em 7 e
8/8/2013 (Info 714).
II. É
constitucional a Lei Estadual que determina o fornecimento gratuito de água
potável à população por meio de caminhão-pipa todas as vezes que houver
interrupção do fornecimento normal do serviço. Olha ele aí
novamente... 4) Lei estadual que obriga o fornecimento gratuito de água
potável à população, por meio de caminhão-pipa, é INCONSTITUCIONAL É
INCONSTITUCIONAL a lei ESTADUAL que determina o fornecimento gratuito de água
potável à população, por meio de caminhão-pipa, todas as vezes que haja a
interrupção do fornecimento normal. Dois fundamentos principais foram
apontados: 1) O Estado-membro não pode interferir na relação jurídica e
contratual estabelecida entre o poder concedente local (Município) e a empresa
concessionária, nem alterar, por lei estadual, as condições do contrato. 2) A
competência para legislar sobre o serviço público de fornecimento de água é do
MUNICÍPIO (interesse local). Logo, é inconstitucional lei estadual que verse
sobre o tema. STF. Plenário. ADI 2340/SC, rel. Min. Ricardo Lewandowski,
6/3/2013 (Info 697). Link: http://www.dizerodireito.com.br/2014/02/7-principais-julgados-de-direito.html
III. O Poder
Judiciário, em situações excepcionais, pode determinar que a Administração
Pública adote medidas assecuratórias de direitos constitucionalmente
reconhecidos como essenciais, como por
exemplo o direito dos portadores de necessidades especiais ao acesso a
prédios públicos, sem que isso configure
violação do princípio da separação de poderes. Uma das orientações específicas para os coachees foi para que lessem as revisões
que o Márcio André faz de véspera de prova – indiquei especificamente esta,
para a DPRS... “O Poder Judiciário, em situações excepcionais, pode determinar
que a Administração Pública adote medidas assecuratórias de direitos
constitucionalmente reconhecidos como essenciais, sem que isso configure
violação do princípio da separação de poderes”. STF. 1ª Turma. RE 440028/SP,
rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 29/10/2013 (Info 726). A questão estava no
resumo que o professor fez para a DPRS, duas semanas antes da prova da DPMG. Segue
o link: (https://editoradizerodireito.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Revis%C3%A3o-para-o-concurso-do-DPE-RS-20141.pdf)
Estão INCORRETAS as proposições
A) I e III
apenas.
B) III apenas.
C) II apenas.
D) I,II e III.
QUESTÃO 5 Gabarito A
Considere a
situação em que um sócio com poder de gerência e administrador de uma empresa
que foi irregularmente fechada em razão de problemas econômicos e com dívidas
fiscais e cíveis em aberto e vencidas, se mudou para a cidade de Buenos Aires,
na República da Argentina, não deixando procurador com poderes para receber a
citação.
Com relação ao
processo judicial tributário, assinale a alternativa CORRETA.
A) O executado
ausente do País será citado por edital com prazo de 60 (sessenta) dias – artigo 8º,
§1º, da LEF (lei 6.830/80)
B) O executado
ausente do País será citado por carta rogatória nos moldes do disposto na Lei
processual civil.
C) O executado
ausente do País será citado pelo correio, visto se tratar de exceção admitida
pela Lei nº 6.830/80.
D) O
executado, ausente do País, será citado por edital com prazo de 90 (noventa)
dias.
QUESTÃO 6 Gabarito C
Sobre ação
popular, assinale a alternativa CORRETA.
A) O prazo de
contestação é de 10 (dez) dias, prorrogável por mais 10 (dez), a requerimento
do
interessado,
se particularmente difícil a produção de prova documental, e será comum a todos
os interessados, correndo da entrega em cartório do mandado cumprido ou, quando
for o caso, do decurso do prazo assinado em edital.
B) O prazo de
contestação é de 15 (quinze) dias, prorrogável por mais 15 (quinze), a
requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova
documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em
cartório do mandado cumprido ou, quando for o caso, do decurso do prazo
assinado em edital.
C) O prazo de
contestação é de 20 (vinte) dias, prorrogável por mais 20 (vinte), a
requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova
documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em
cartório do mandado cumprido ou, quando for o caso, do decurso do prazo
assinado em edital – artigo 7º, §2º, IV, da Lei 4.717/65 (LAP)
D) O prazo de
contestação é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta), a
requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova
documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em
cartório do mandado cumprido ou, quando for o caso, do decurso do prazo
assinado em edital.
QUESTÃO 7 Gabarito C
Sobre mandado
de segurança, com base na lei e na jurisprudência sumulada dos tribunais
superiores, assinale a alternativa CORRETA.
A) A
controvérsia sobre matéria de direito impede a concessão de mandado de
segurança, instituto de defesa de direito certo e incontestável.
B) É
inconstitucional a estipulação de prazo decadencial para a impetração de
mandado de
segurança.
C) Não é
cabível a condenação em honorários advocatícios em ações de mandado de
segurança. –
artigo 25, da lei 12.016/09 (LMS)
D) A
impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor de
seus
associados
depende da autorização prévia destes.
QUESTÃO 8 Gabarito C
Sobre o
conceito, classificação e interpretação da constituição, assinale a alternativa
CORRETA.
A) A concepção
política da constituição ocorre quando na constituição há soma dos fatores
reais de poder que regem determinada nação, sob pena de se tornar mera folha de
papel escrita, que não corresponde à constituição real.
B) A concepção
material da constituição se caracteriza pela existência de uma norma hipotética
fundamental pura que traz fundamento transcendental para sua própria existência
e que, por se constituir no conjunto de normas com o mais alto grau de
validade, deve servir de pressuposto para a criação das demais normas.
C) A concepção
aberta da constituição é aquela interpretada por todo o povo em qualquer espaço
e, não apenas, pelos juristas, no bojo dos processos. Dêem uma olhadinha na minha postagem acerca
do edital da DPCE! Vejam lá que eu fiz menção expressa ao texto Sociedade
Aberta dos Intérpretes da Constituição, de Peter Häberle. A minha
postagem foi na sexta, 17.10, e a prova foi no dia 19.10! Tão de bobeira??? A gente
não tá brincando não, galera ... quem não leu ainda dá tempo... para as
discursivas da DPMG (vai cair novamente, quer ver?) - http://www.direitopublico.idp.edu.br/index.php/direitopublico/article/view/393/957)
D) A concepção
aberta da constituição caracteriza-se pela capacidade de oferecer respostas
adequadas ao nosso tempo ou, mais precisamente, da capacidade da ciência
constitucional de buscar e encontrar respostas na constituição.
QUESTÃO 9 Gabarito D
Quanto aos
métodos de interpretação da constituição e das normas constitucionais, assinale
a alternativa
CORRETA.
A) Diz-se
método científico espiritual, valorativo ou sociológico, aquele que parte de
uma tese da identidade que existiria entre a constituição e as demais leis, ou
seja, se a constituição é uma lei,não há por que ter método específico para interpretá-la.
B) Diz-se
método tópico problemático aquele em que o intérprete se vale de suas
pré-compreensões valorativas para obter o sentido da norma em um determinado
problema pois o conteúdo da norma somente é alcançado a partir de sua
interpretação concretizadora, dotada de caráter criativo que emana do exegeta.
C) Diz-se
método da comparação constitucional aquele que prega que a constituição deve
ser interpretada por todos e em qualquer espaço.
D) Diz-se
método normativo estruturante ou concretista aquele em que o intérprete parte
do direito positivo para chegar à estruturação da norma, muito mais complexa
que o texto legal. Há influência da jurisprudência, doutrina, história, cultura
e das decisões políticas. Esse método foi desenvolvido pelo professor Friederich Müller,
que procura estabelecer uma estrutura de concretização da norma. Segundo o
mestre, não se deve falar em interpretação da norma, mas sim, na sua
concretização – daí a denominação “método concretista”. Parte da premissa de
que existe uma relação necessária entre o texto e a realidade. Afirma-se que o
texto é apenas a ponta do
iceberg, não compreendendo a norma apenas o texto, mas também
um pedaço
da realidade social. A despeito de ser, também, um método
concretista, diferencia-se dele na medida em que a norma a ser concretizada não
está inteiramente no texto, sendo o resultado entre este e a realidade.
QUESTÃO 10 Gabarito C
Sobre as
disposições constitucionais relativas à Defensoria Pública, analise as
afirmativas a seguir.
I. A Emenda
Constitucional nº 80/2014 alterou o art. 134 da CRFB/1988, ao dispor que a
Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional
do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático,
fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa,
em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos,
de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do
art. 5º desta Constituição Federal.
II. Os
princípios institucionais da Defensoria Pública foram alçados como normas
constitucionais explícitas com o advento da Emenda Constitucional nº. 80/2014
que incluiu o parágrafo 4º ao art. 134 da CRFB/1988, dispondo que são
princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e
a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art.
93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal.
III. Art. 98
do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passou a vigorar acrescido
da redação de que o número de defensores públicos na unidade jurisdicional será
proporcional à respectiva população e
que, no prazo de 8 (oito) anos, a União, os Estados e o Distrito Federal
deverão contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais,
observado o disposto no caput desse artigo.
Estão CORRETAS as afirmativas
A) II e III
apenas.
B) II apenas.
C) I e II
apenas.
D) I, II e
III.
EC
80/2014
Da
Defensoria Pública
Art. 134. A
Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional
do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático,
fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa,
em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos,
de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do
art. 5º desta Constituição Federal.
.................................................................................................
§ 4º São
princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e
a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no
art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal."(NR)
Art. 2º O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa
a vigorar acrescido do seguinte art. 98:
"Art. 98. O
número de defensores públicos na unidade jurisdicional será proporcional à
efetiva demanda pelo serviço da Defensoria Pública e à respectiva população.
§
1º No prazo de 8 (oito) anos, a União, os Estados e o Distrito Federal deverão
contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais, observado o
disposto no caput deste artigo.
§
2º Durante o decurso do prazo previsto no § 1º deste artigo, a lotação dos
defensores públicos ocorrerá, prioritariamente, atendendo as regiões com
maiores índices de exclusão social e adensamento populacional."
Quem
é meu coachee e errou essa questão
vou jubilar do coaching!!! rsrsr
Grande
abraço, vamos em frente e contem comigo!!!
Dominoni
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