Dicas diárias de aprovados.

TEM CARA DE PROVA: PROCURADORIAS E AGU

Olá queridas e queridos! Como vocês estão? Controlando a ansiedade? Quantos concursos sendo abertos, hein! Aproveitem e estudem o máximo possível.

O julgado de hoje tem cara de prova e vai cair nas próximas procuradorias (municipais principalmente) mas também nas estaduais e AGU. Pode ser cobrado, inclusive, numa prova de defensoria, como uma das matérias de defesa, numa peça processual, por exemplo, e até numa prova de magistratura. Enfim...é tema certo! Apostem! 

Refiro-me ao tema 559, da RG. Bora lá? Eu trago a ementa do julgado e vocês, que estão estudando especificamente para AGU e procuradorias, têm que ler o inteiro teor, beleza?

Recurso extraordinário. Direito tributário. Tema nº 559. Desmembramento de município realizado sem a observância da exigência da consulta às populações dos municípios envolvidos (art. 18, § 4º, da CF/88). Inconstitucionalidade. Ausência de convalidação pela EC nº 57/08. Incompetência do município ao qual foi indevidamente acrescida área de outro para se cobrar o IPTU quanto a imóveis nela localizados. 

1. Consoante a jurisprudência da Corte, deve ser sempre observada a exigência de realização da consulta plebiscitária para o ato de desmembramento de municípios referida no art. 18, § 4º, da Constituição Federal. 

2. A EC nº 57/08 convalidou os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios que tenham obedecido, cumulativamente, a dois requisitos

a) publicação da lei até 31 de dezembro de 2006; e 

b) atendimento aos requisitos estabelecidos na legislação do respectivo estado à época de sua criação. 

Tal emenda constitucional não dispensou a observância daquela exigência de consulta plebiscitária. 

3. O município ao qual foi acrescida área de outro sem que tenha sido observada a exigência da EC nº 57/08 não possui competência tributária para a cobrança do IPTU relativo aos imóveis nela localizados, em razão de o ato de desmembramento em questão estar eivado de inconstitucionalidade. Reiteração do entendimento firmado no julgamento do RE nº 1.171.699/SE, Tema nº 400, Tribunal Pleno, Rel. Min. Cármen Lúcia, DJe de 13/3/20. 

4. Foi fixada a seguinte tese para o Tema nº 559: ‘A EC nº 57/08 não convalidou desmembramento municipal realizado sem consulta plebiscitária e, nesse contexto, não retirou o vício de ilegitimidade ativa existente nas execuções fiscais que haviam sido propostas por município ao qual fora acrescida, sem tal consulta, área de outro para a cobrança do IPTU quanto a imóveis nela localizados.’ 

5. Recurso extraordinário ao qual se nega provimento.

Como o tema 400 do STF foi mencionado...

"A exigência da realização de plebiscito, conforme se determina no § 4º do art. 18 da Constituição da República, não foi afastada pelo art. 96, inserido no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição da República pela Emenda Constitucional n. 57/2008, sendo ilegítimo o município ocupante para cobrar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU nos territórios indevidamente incorporados."

Era esse o papo que eu queria levar com vocês hoje.

Bjo no coração, fiquem com Deus e contem sempre comigo para o que precisar.

Dominoni (@dominoni.marco)

PS1.: estou formando uma comunidade de ajuda mútua aos concursandos no Telegram. Eu recebi muita ajuda na minha trajetória, e chegou a vez de ajudar o máximo de pessoas. CLIQUE AQUI.

PS2.: depois dá uma passada no meu canal no You tube: CLIQUE AQUI

 


0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!