Dicas diárias de aprovados.

QUANDO COMEÇAR A FAZER QUESTÕES DOS ÚLTIMOS CONCURSOS? 3 BONS MOTIVOS PARA VOCÊ COMEÇAR IMEDIATAMENTE!

Fala pessoal!!! Beleza? Marco Dominoni com vocês aqui nessa segunda de carnaval!!! Há exatos 9 anos eu estava focado estudando para as provas da DPU e AGU no carnaval de 2010. Entrei em casa na sexta após o trabalho e só saí na terça de carnaval pois minha amada Kátia surtou!!!! Sim, ela surtou, pessoal. Disse que era demais, que não tinha visto o carnaval na rua, que eu estava demais...rsrsr até ela, com a paciência infinita que a caracteriza, não aguentou...(fraca...rsrsrs). Daí é hora de dar uma passeada, ir ver o carnaval, E VOLTAR PARA OS ESTUDOS POIS TODO ESFORÇO SERÁ MUITO BEM RECOMPENSADO!!!! VAI VALER A PENA!!! ACREDITE E APOSTE TUDO!!!!!

O tema de hoje também é muito recorrente no estudo para concursos: quando devo começar a fazer questões de múltipla escolha dos últimos concursos?
Quando eu faço o planejamento de estudos dos meus coachees, logo de início eu já estabeleço o tempo destinado aos exercícios – questões objetivas, bem como questões de concursos anteriores.
Nesse momento eu vejo que crio um certo desconforto, principalmente naqueles alunos que estão iniciando os estudos.
Primeira observação: o desconforto é a mola, a energia propulsora para você se movimentar, seguir em frente. Então, nada problemático o desconforto causado (se você está confortável onde está, por que mudar?).
Segunda observação: eu tenho certeza absoluta que uma das grandes diferenças na preparação dos candidatos a concurso público é exatamente fazer muitas questões, principalmente de concursos anteriores. E desde o início da preparação.
Mas precisamos fazer alguns ajustes/acordos.
Para aqueles que estão no início da preparação, já no 1º fim-de-semana (eu destino 4 horas do sábado, no mínimo, para fazer uma prova de concurso) eu oriento que você faça as provas anteriores. Não importa, neste momento, o percentual de acertos – para vocês terem uma ideia, àqueles que ficam angustiados demais eu digo: abra a prova e imprima o gabarito e vá lendo os enunciados e as respostas corretas, ok? Eu só quero que você pegue o caderno de questões, leia o enunciado e veja a resposta correta! Só isso! Mas faça provas de concursos anteriores! Eu não quero que você, nesse momento, fique calculando percentual de acertos pois, seguramente, ele será baixo. Mas isso não importa nesse momento! Não mesmo!
E durante a semana, destine um tempo, ao final do estudo do conteúdo, para fazer questões do tema estudado: 30 minutos no mínimo.
Mas Dominoni, por que isso?
Vamos então aos 3 bons motivos!
1º motivo – TREINAR OS OLHOS.
Eu já tive a oportunidade de dizer para vocês que “o movimento é contrário ao que todo mundo faz”! Enquanto a maioria das pessoas pegam os livros grandes e resumem, eu oriento que vocês iniciem por um material mais resumido e, na medida das necessidades, vá ampliando os estudos. E nas questões de concursos é a mesma coisa: fazendo as questões você vai treinar os olhos, ou seja, você vai estar, a todo tempo, vendo como as questões estão sendo cobradas, vendo como o examinador aborda o conteúdo. E quando você for estudar vai estar com os olhos treinados e vai buscar, na teoria, o que interessa efetivamente, o que o examinador pede nas questões. Percebem a diferença de perspectiva?
2º motivo – AS QUESTÕES SE REPETEM ESCANDALOSAMENTE.
À medida em que a gente vai fazendo as questões vai vendo que a repetição é muito grande, em todas as organizadoras (CESPE, FCC, FGV, VUNESP, etc). Então, de tanto fazer as questões, você acaba acertando mesmo aquelas que você não sabe … meio que por osmose.
E outra coisa: não há critério nenhum das organizadoras! Como assim, Dominoni? Vou exemplificar: a mesma questão que foi cobrada no concurso de uma defensoria estadual foi cobrada no concurso para Consultor Legislativo do Senado Federal, especialidade Economia. Uma questão de direito constitucional. Então, depois que você fizer todas as provas disponíveis mais atualizadas e da atividade-fim do direito (oriento que façam no máximo dos últimos 2 anos), podem cair dentro daqueles cargos “nada a ver” (tipo Consultor com especialidade economia). O importante é fazer o máximo de questões!
3º motivo – REVISÃO ASSISTEMÁTICA DOS CONTEÚDOS DAS MATÉRIAS.
Como eu falei acima, após cada período cheio de estudos de certa disciplina você vai fazer questões do tópico estudado. Por exemplo, se você vai estudar Controle de Constitucionalidade hoje, e dispõe de 3 horas para isso, então eu separaria 1 hora de legislação, 1:30 de doutrina e 30 minutos finais de exercícios – questões objetivas de Controle de Constitucionalidade. Esses exercícios servem para você fixar o conteúdo estudado. Mais adiante na tua preparação (de 1 a 2 meses), é de todo aconselhável que você faça uma bateria com 50 questões objetivas de Controle. Isso vai servir para, dentre outras coisas, você poder revisar esse tema tão caro aos concursos. Essa revisão é uma revisão sistemática (ou temática) – pois respeita um tema específico.
Quando você pega uma prova de concurso para fazer você está fazendo uma revisão assistemática, ou seja, uma revisão que não respeita um tema específico – tá tudo junto e misturado! E isso tem um importância enorme na tua preparação, pois será assim no “dia D”.

Pessoal, era esse o papo que eu queria levar com vocês nessa segundona de carnaval. Se você está aqui lendo isso hoje, no meio do carnaval, saiba que estás na frente de muita gente que sucumbiu à folia. Vc é um Guerreiro...um Samurai!!!!
Espero que tenham gostado!
Um grande abraço a todos, fiquem em paz e que Deus nos proteja!
Boa jornada e contem comigo!!!!
Dominoni - www.marcodominoni.com.br
@dominoni.marco (Instagram)
www.cursocliquejuris.com.br

3 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!