Dicas diárias de aprovados.

A TEORIA DO EQUILÍBRIO DOS PAPÉIS APLICADA AOS CONCURSOS PÚBLICOS

Fala pessoal!!! Dominoni aqui começando a semana com vocês (na verdade a semana começou ontem... se você começou os estudos hoje, na segunda-feira, já estás saindo atrás dos que estudaram ontem...pensem nisso e entendam que o estudo para concursos é tempo de sacrifícios, e que eles valem a pena!)
Mas como estão as coisas? Muito estudo? Não? Sem problemas!!! “Agrupa e deixa bater”!!! rsrsr é uma expressão utilizada pelos paraquedistas, mas serve pra gente aqui também!!!! Nem sempre as coisas caminham como gostaríamos. Preparação para concursos é a arte de recomeçar. O que importa é reiniciar. Sobre isso falaremos em outro post, pois o desta segunda fala sobre uma “dor” enorme daqueles que se preparam para concursos e que têm filhos, maridos, etc: como conciliar os vários papéis que exercemos em nossas vidas.
Queridos, todos nós exercemos diversos papéis em nossas vidas: mãe, pai, técnico, analista, policial, filha, irmão, esposa, marido, amigo, primo, etc. O grande lance é conseguir conciliar isso, de modo a manter um equilíbrio entre esses diversos papéis.
Quem aqui que é mãe/pai/dona de casa/profissional e que nunca ficou alguns minutos na cama, antes de dormir, dizendo: – nossa, hoje eu não fiquei muito com os meninos! Ou – hoje não ajudei a fulana nas tarefas de casa (esposa). Ou hoje não consegui ir à academia! (ops!!! Eu aqui!!!! rsrsrs).
Pensem na seguinte imagem: um garçom que segura a sua bandeja somente com quatro dedos da mão! Se ele retirar um dedo, a bandeja penderá para esse lado e, provavelmente, vai cair!
Então, a tarefa é manter essa bandeja em equilíbrio o máximo de tempo possível!
Muuuuitas vezes cheguei em casa às 22 horas (eu ficava, na época do TJRJ, estudando das 18 horas – encerramento do expediente -, até às 21:30, para aproveitar o máximo pois pegaria um trânsito grande voltando pra casa se saísse às 18. Então aproveitava para estudar um pouco depois da hora do trabalho, e num ambiente excelente – não tinha ninguém no cartório, ar condicionado, computador, internet…). Daí, quando chegava em casa, o Enzinho (hoje, Enzão…rsrs) estava no berço, dormindo. Esperava minha esposa se distrair e o acordava!!!! Eu pensava: caramba, esse menino me viu das 7 horas até as 9 e só vai me ver amanhã?! Daqui a pouco nem sabe mais que eu sou seu pai. Acorda, Filho, papai tá aqui ó…sou eu!!! rsrsrsrs.
E se eu não tivesse uma mentalidade muito forte, direcionada para meus resultados e focada no meu objetivo, eu perderia um tempo antes de dormir pensando na dor de ficar afastado dele o dia todo…essa dor, seguramente, quem é mãe, pai e estuda para concursos, já sentiu! Então, com a Teoria do Equilíbrio dos Papéis conseguimos minimizar isso.
Mas como é que funciona essa tal teoria na prática, Domi? Então vamulá!
TEORIA DO EQUILÍBRIO DOS PAPÉIS E CONCURSOS PÚBLICOS

1. SAÚDE E EQUILÍBRIO
Meditação
Academia
Alimentação
3. PROJETOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS
2. TRABALHOS
DPU
Curso Clique Juris

4. DIVERSOS: PRIORIDADES DA SEMANA
UI – Urgente e Importante
NUI – Não urgente e Importante
UNI – Urgente e não importante
NUNI – Não urgente e não importante

Deu para entender como funciona na prática? Esse aí é mais ou menos o que eu utilizo no meu dia-a-dia. Faço isso toda semana, aos sábados ou domingos, para seguir a partir de segunda. Se achar legal faça, e me diga se estás mais equilibrado…
Eu vou anotando como estão esses 4 papéis. Se um está um pouco fraco, na semana seguinte eu compenso. Na próxima semana, por exemplo, eu vou dar mais prioridade aos papéis 1 e 2 acima. Semana passada não fui os 3 dias na academia. E não trabalhei muito no Clique Juris por conta do volume imenso da DPU. Então, vou dar uma equilibrada nesses dois papéis. No 1º dia útil do mês, tenho que pagar algumas contas. Então, no papel 4 tenho como UI (urgente e importante) o que devo fazer como prioridade zero: pagar as contas que vencem, e já agendo as que vencem nos dias seguintes e não estão em débito automático. Percebem?
Hoje não estudo para concursos, mas estudo! Então, estão nos projetos pessoais e profissionais estudar forte para dar aulas/fazer mestrado em breve. Compreenderam?
Mas queridos, não se iludam! É uma busca constante pois tudo funciona para nos desequilibrar…essa é a verdade! Daí que nós temos de revisitar nossos planos todas as vezes em que for necessário!
Lembrem-se de que “ou você é escravo da organização ou você é escravo da desorganização” (William Douglas). A escolha é tua!
Espero que tenham entendido. Qualquer dúvida já sabem: postem nos comentários que eu esclareço!!!!
Espero vocês na próxima segunda, aqui no blog!!!!
Boa jornada e contem comigo!!!!
Dominoni - @dominoni.marco (segue no Insta)
marcodominoni.com.br
www.cursocliquejuris.com.br

7 comentários:

  1. Excelente dica. Acho que manter uma boa organização é a dificuldade de todo concurseiro.

    ResponderExcluir
  2. Sofro demais com isso, a sensação de culpa enorme por nao aproveitar tempo com minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensação normalíssima. Mas faça o exercício diário de dizer O SOFRIMENTO É TEMPORÁRIO E O CARGO E SEUS BENEFÍCIOS PARA MINHA FAMÍLIA E PARA MIM SÃO PARA SEMPRE!!!! Boa jornada! Dominoni

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!