Dicas diárias de aprovados.

DÚVIDA DE CONCURSEIRO: QUAIS AS DESVANTAGENS DE UM ALUNO DE FACULDADE PARTICULAR?

Olá meus amigos, bom dia!

Eduardo quem escreve com a seguinte dúvida que recebi no Instagram (sigam lá @eduardorgoncalves): "Acha possível um aluno de uma particular passar para delegado federal?". 



A resposta é: CLARO. Explico. 

Independentemente de você estudar na melhor faculdade pública do país ou na pior privada, a verdade é que em qualquer delas o estudo não será suficiente para o concurso de alto nível (juiz, promotor, delegado, procurador, defensor etc). Ou seja, ninguém passa no concurso com o que aprende só na sala de aula da faculdade. 

Se você se liminar ao que aprendeu em sala de aula na faculdade você não será aprovado, por mais renomada ou de qualidade que seja o seu curso de direito. Atente-se a isso. 

Assim, o aluno da particular está em quase igualdade com o aluno da pública, mas a meu ver tem sim uma desvantagem. 

Em alguns casos vejo até vantagens para o aluno da particular. Hoje muitas públicas exigem dedicação exclusiva de seus professores, o que tem afastado muitas pessoas que obtiveram êxito em concurso da sala de aula, de forma que muitos alunos da pública não tem contato com quem foi aprovado e sabe o caminho. 

Por sua vez, como eu disse, vejo uma vantagem ao aluno da pública: ter uma rotina melhor de estudos e estar acostumado a seleções, como foi o vestibular. O aluno da pública vem de uma seleção mais difícil e tem tudo para se adaptar mais facilmente a rotina do estudo para concurso. O aluno da particular, como regra, tem que criar esse hábito de estudar para seleções, o que também não é difícil. 

No final e ao cabo, não faz a menor diferença ser de uma pública ou de uma particular. Eu sou de uma pública, e da minha turma temos um membro do MPF, um do MP, 2 Delegados e um da AGU, isso de uma turma de 70 pessoas. Ao passo que só aqui no blog, temos João, Rafa e Nath que estudaram na particular, estando os 2 primeiros na AGU e a terceira no MPF. 

Enfim, o que vai definir a tua aprovação é o que você faz na sua casa, na cabine de estudos, e não o que fez pela Faculdade. Assim, o que importa é fazer uma faculdade bem feita, no sentido de começar a estudar para concursos com afinco já na graduação (como eu fiz), e não uma faculdade renomada. Faculdade renomada não vale nada para concursos. Faculdade renomada não acerta gabarito.

Passa quem acerta mais, independentemente da faculdade ser pública ou particular. 

Ano que vem teremos um curso online com o PASSO A PASSO PARA ESTUDAR PARA CONCURSOS NA FACULDADE E SAIR APROVADO. 

Certo?

Eduardo em 20/12/2019
No instagram @eduardorgoncalves

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!