//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

CF EM 20 DIAS - INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCA NOSSO DESAFIO DE COMEÇO DE ANO.

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias já tem data para começar.  Ele está marcado para ter início no di...

O QUE FAZER ENTRE A PROVA DE ADVOGADO DA UNIÃO E A PROVA DA PGF?

Fala pessoal, tudo bem? 

Como foram na prova de AU? Veio mais pesadinha que o esperado, mas nada que surpreendesse. 

Essa prova gera muita reclamação nas redes sociais, porque muita gente que começou os estudos agora também fez o concurso, e naturalmente foi muito mal, o que geram as reclamações e exposições públicas da excessiva dificuldade da prova. 

Entretanto, foi uma prova padrão CEBRASPE. Muitas questões de lei seca (vide constitucional, administrativo e processo civil), uma boa cobrança de jurisprudência (padrão CEBRASPE) e algumas questões mais teóricas e conceituais, como também esperávamos. Penal e processo penal, medo geral dos aluno, super fáceis. 


Agora, a pergunta, o que fazer entre a prova de Advogado e de Procurador Federal? 

A resposta é simples: ambas as provas possuem uma base comum muito forte, com colisão de 90% do conteúdo, de forma que a base comum já está estudada. Agora vamos focar nas matérias autônomas da PGF e que ainda não foram estudadas. 

E aqui eu recomendo fortemente estudar muito bem DIREITO AGRÁRIO, LEGISLAÇÃO DO ENSINO E ALGUNS TEMAS RELACIONADOS A AUTARQUIAS

Foco muito bem na questão indígena, quilombola e nos princípios do direito agrários. Dominar a lei de reforma agrária e especialmente desapropriação para fins de reforma agrária. Regularização fundiária deve cair na forma de lei seca (INCRA). 

Para ensino, ler os julgados do STF sobre o tema (Ex: taxas e universidades públicas, ensino religioso etc), e ler todas as leis indicadas no edital, especialmente a LDB. Ler ainda a lei do FIES, do REVALIDA e saber tudo sobre política de cotas (lei e jurisprudência - vai cair política de cotas). 

Outros temas de relevância são tombamento (muito prioritário para PGF - IPHAN), agências reguladoras (ler a lei das agências), ler a lei de Portos (caiu na última prova), ler a Lei da ANEEL, a Lei da CVM e a Lei da PGF. 

Também responsabilidade administrativa ambiental é relevante (IBAMA) e saber bem o tema unidades de conservação (ICMBio). 

Enfim, amigos, é isso que conseguimos fazer em 06 dias com certa margem de acerto de pelo menos 05 questões. Os temas que acima nominei para vocês terão, garanto, pelo menos 05 questões na prova, de forma que focando nesses são 05 pontos garantidos (talvez mais). 

É o que dá para ser feito a essa altura do jogo. 

Bons estudos e boa sorte.


Eduardo, em 1/5/23

No instagram @eduardorgoncalves

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!