Fala pessoal, tudo bem?
Os editais da AGU saíram com 100 vagas por carreira (300 no total), mas certamente chegaremos a mais de 600 e quiçá 1.000 novos nomeados. Isso torna os concursos como os 03 maiores do ano, a maior oportunidade de 2023.
Então, vamos lá, estudo para Magistratura e MP, qual concurso da AGU devo focar?
R= Não tenho dúvidas: o da PFN.
Explico.
Primeiro, o concurso da PFN é o último, então temos mais tempo de estudo e adaptação até lá. 3 semanas a mais em relação a prova de AU, ou seja, tempo suficiente para estudar muita coisa e fazer uma adaptação mais efetiva.
Segundo, você está indo para um concurso que não é o seu (adaptação), então sugiro não focar no concurso que será o mais concorrido - Advogado da União. PGF é perigoso focar para vocês, porque serão os mesmos alunos de AU que virão no embalo.
Terceiro, para AU/PGF existem mais matérias para adaptação - alunos de Magis e MP terão de estudar trabalho, processo do trabalho, previdenciário, financeiro, econômico, internacional, agrário, ensino, Fazenda Pública, temas de autarquias etc. São matérias periféricas, mas que concentrarão mais questões para AU e PGF.
Quarto, para PFN, se alunos de Magis e MP estudarem direito tributário, financeiro, fazenda pública, econômico e custeio da seguridade social já estarão competitivo.
Mas aqui está um detalhe: praticamente ninguém nesse país tem a PFN como foco principal e vem estudando para ela há muito tempo. Então mesmo quem quer muito a PFN está praticamente zerado nas especificidades da PFN.
Ou seja, mesmo quem quer a PFN está saindo praticamente do zero para impostos, contribuições e custeio da seguridade, por exemplo.
O ponto de partida de alunos de Magis/MP para a PFN é praticamente o mesmo do de alunos de advocacia pública.
Já para AU/PGF alunos de Magis e MP já saem muito atrás dos alunos de procuradorias, por exemplo.
Para a PFN esse ponto de partida é praticamente igual e o aluno foge da concorrência pesada que vai ser para AU.
Certo gente?
Eduardo, em 9/1/23
No instagram @eduardorgoncalves
Vão chamar tudo isso será? Mesmo com a validade do concurso de 1 ano apenas? Abs, José
ResponderExcluir