CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:
Home »
AOS ESTUDOS
,
COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS
,
DICAS
,
METODOLOGIA
,
MOTIVAÇÃO
» ESTUDAR PARA CONCURSOS E GESTÃO DA ANSIEDADE
ESTUDAR PARA CONCURSOS E GESTÃO DA ANSIEDADE
Olá pessoal!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.
O tema de hoje surgiu quando conversava com meus alunos que oriento para concursos públicos e que tenho percebido ao longo desses anos trabalhando com estudos dirigidos para concursos.
Em textos anteriores publicados aqui no site, trouxe para vocês dicas sobre como construir o hábito de estudar, como manter o foco, evitar alguns erros comuns que acontecem quando estamos nos preparando para concursos e orientações para evitar ficar estagnado nos 60% da prova objetiva.
Sempre falo que o estudo para concursos é uma meta de longo prazo, pois pode demorar 1 ano, 2 anos ou até mais. Meta de curto prazo é aquela que dura 3 a 5 meses, conforme apreendi quando me certificava como coach.
Infelizmente, nesse tempo de preparação, muitos cometem equívocos, tentam escolher o caminho mais curto ou desanima na primeira ou segunda reprovação.
Eu entendo que essas decisões e turbilhão de emoções quando estudamos para concursos se dá muito por conta do mal do século: a ansiedade!
Quantos possuem dúvidas quando estudam e pensam que não irão passar?
Quantos já foram reprovados em uma prova e desanimaram? Acharam que o concurso não era para vocês?
Ainda, quantos de vocês já começaram um curso e no meio da preparação trocaram de curso, adquiriram mais materiais e voltaram a estudar tudo de novo?
Não sei vocês, mas quando eu me preparava para concursos já tive a mesma dúvida: será que vou passar um dia? Será que estou estudando de forma correta e essa minha rotina vai gerar resultados?
Esse pensamento era recorrente. Pelo menos uma vez por semana eu sentia essa insegurança, a ansiedade de passar logo em concurso, de obter logo um resultado e começar a ganhar meu dinheiro (independência financeira para seguir com a minha vida em frente), exercer uma atividade gratificante e que pudesse dar um retorno para a sociedade, ser reconhecido pela minha família e amigos como alguém que conseguiu se sair vitorioso nesse obstáculo que é alcançar a aprovação.
Agora, acho que o grande “pulo do gato” para mim foi controlar a minha ansiedade e saber seguir em frente! Se a dúvida surgia na cabeça ou passava por um momento difícil, saia do meu canto de estudos para tomar um café, ir no banheiro, pensava na minha meta e como minha vida poderia mudar (e realmente mudou) com a minha aprovação. Depois, voltava para os estudos e fazia o meu melhor!
Estudar para concursos é isso: gestão de ansiedade! É afastar os pensamentos ruins que temos, as inseguranças, a ânsia de passar logo e achar o caminho dos “tijolos dourados” que leva você para a aprovação em 6 meses.
Algumas dicas para controlar a ansiedade pessoal:
1) Tente sempre pensar positivo!
Todo o dia eu acordava e repetia para mim mesmo: uma vaga vai ser minha! Vou fazer o meu melhor! Ainda tenho tempo até alcançar a minha meta!
2) Comemore os “pequenos” resultados!
Se você estuda 4 horas por dia e consegue estudar as 4 horas, comemore! Diga para você mesmo que a missão foi cumprida! Se permita fazer algo que goste (assistir um episódio da sua série favorita no Netflix, comer algo que gosta, etc.).
E se estudar apenas 2 horas pois teve imprevistos no seu dia, também comemore e pense: fiz o meu melhor, apesar dos problemas de hoje ou do cansaço! Amanhã será um novo dia e você pode repor a matéria em um dia que estiver se sentido bem!
OBS: E esses resultados não são pequenos! Pelo contrário! São grandes conquistas! Quantas pessoas estudam para concurso mas não se dedicam todos os dias? Quantas pessoas nunca nem tentaram estudar? O desafio é grande e qualquer 30 minutos de estudos já é um passo dado que tem que ser comemorado.
3) Se precisar, não tenha receio de procurar ajuda!
Se você não consegue focar em algo positivo, ver sua rotina como uma construção de “pequenas” conquistas diárias e acha que precisa de ajuda, procure fazer uma terapia! Muitos acham que terapia poder algo para “malucos” e possuem um certo preconceito! Mas na verdade, procurar ajuda profissional para desabafar e fazer uma higiene mental é sempre importante e nos ajuda a seguir em frente nos estudos!
Mais vale você ter ajuda e seguir sempre em frente, com constância, nos estudos e ser aprovado!
4) Coloque na cabeça que você vai reprovar! É normal reprovar em algumas provas antes de conseguir a aprovação!
Não desanime na 1ª ou 2ª tentativa porque depois de 1 ano estudando você acertou só 60% da prova!
Eu reprovei em várias provas até ser aprovado! Ainda, reprovei em uma 2ª fase também! Acho que até o Edu, a máquina dos concursos, reprovou em alguma prova antes de conseguir a aprovação! rsrs
Reprovar é a regra pessoal! Encare a reprovação como um desafio e pense: vou refazer essa prova e entender aonde estou errando, para me fortaceler e derrubar a banca na próxima!
Se você se deixar levar pela reprovação e encarar como uma “derrota” ao invés de “uma oportunidade para apreender aonde está errando”, a ansiedade vai tomar conta e você pode achar que não passará em nenhum concurso e que a vida de estudos não é para você!
Essas são 4 dicas que podem ajudar vocês a gerir a ansiedade e ficar com os pés no chão, ou seja, focados na realidade dos concursos: a preparação pode levar algum tempo e não existe caminho mágico. Mas se você estudar com constância, procurando criar uma base sólida de conhecimento, tenho certeza que você vai longe e seu caminho até a aprovação será mais rápido!
Coloque na sua cabeça um tempo razoável para passar, não seja ansioso e fique pulando de reta final em reta final! Construa sua base de estudos! Saiba que você poderá reprovar 2, 3, 10 vezes, antes de passar, mas encare cada oportunidade de prova como sua chance de ser aprovado e como chance de aprender com seus erros! Nunca encare as provas como “treinamento”, pois perde o propósito de fazer prova (obter o máximo de experiência como candidato e responder as questões com todas as nossas forças).
Espero que essa postagem ajude vocês a organizar e refletir sobre sua rotina de estudos, sobre suas decisões e qual o melhor caminho a ser seguido daqui para frente!
Abraço a todos e até a próxima!
Rafael Bravo Em 09/02/2020.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br
SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.
.
CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:
GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.
NÃO DEIXE DE LER!
-
Olá meus amigos, bom dia a todos e todas. Muitos de vocês se formam agora no começo de 2024 e precisam começar a trabalhar, sendo o cargo d...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso porqu...
-
Olá meus amigos, bom dia a todos. Hoje vou tratar com vocês de um tema muito pedido e muito difícil de responder, qual seja, CURS...
-
Olá queridos, bom dia a todos. Peço que, se possível, sigam no Instagram @eduardorgoncalves - muito conteúdo legal para vocês! Hoje ...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso po...
-
Olá pessoal, tudo bem? Eduardo quem escreve com um tema que muito me pediram: QUAL A FORMA MAIS FÁCIL DE CONSEGUIR CUMPRIR 03 ANOS DE ATIV...
-
Olá meus amigos, tudo bem? A aprovação no Exame Nacional da Magistratura é requisito para a inscrição nos concursos públicos da Magistratur...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso porq...
-
Olá pessoal, boa noite. O Prof. Leandro Musa disponibilizou no seu instagram (@leandromusa) o Santo Graal do MPF para ser baixado. Trata-...
-
Fala meus amigos, tudo bem? O MPMG é um dos MPs mais disputados e recorrentes do país, de forma que mal termina um concurso e já começam os...
Obrigada, Rafael! Obrigada mesmo! Estava precisando "ouvir" isso.
ResponderExcluir