Ninguém precisa começar errando ou se manter estudando errado e sem foco.
CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:
O MAIOR INIMIGO DO CONCURSEIRO
Olá meus queridos alunos do #blogdoedu,
Estudo para concursos desde 2009, tenho o blog desde 2013, então estou acompanhando provas de concurso há 11 anos e o comportamento dos concurseiros há 07 anos ao menos e hoje posso dizer, sem medo, que o maior inimigo do concurseiro está na palma das suas mãos, é o seu celular, e principalmente dois aplicativos: Instagram e WhatsApp.
As redes sociais deram espaço a muita gente, fez com que muitos milagres da aprovação surgissem, apareceram métodos milagrosos, professores e mais professores nascem dia a dia e isso gera excesso de informação e desvio de foco.
Hoje o concurseiro além de desviar sua atenção com as redes sociais, passou a conviver com o excesso de informações (nem sempre inúteis - a maioria útil é verdade), que consomem sua rotina.
Após muito sopesar e analisar o que está ocorrendo cheguei a conclusão de que fazer o básico e necessário ainda é o melhor. É sobre esse excesso de informação que falaremos hoje.
As facilidades da vida estão aí para serem utilizadas, mas o excesso de facilitadores pode comprometer sua caminhada até a aprovação, isso porque para concursos não existe segredo, já que o único milagre da aprovação é o estudo.
Então, agora, vou dizer a vocês o que precisam:
1- Um guia de estudo ou um coaching para lhe orientar o início da preparação. Se não quiserem nenhum dos dois, leia as postagens aqui do blog contanto praticamente tudo sobre a aprovação.
Ninguém precisa começar errando ou se manter estudando errado e sem foco.
Ninguém precisa começar errando ou se manter estudando errado e sem foco.
2- Um material doutrinária básico - pode ser uma doutrina para concursos, aulas de qualidade, sinopse ou PDF conforme a matéria exija.
Você não precisa de direito desenhado, direito em quadrinhos, materiais de outros concurseiros que você mal conhece, PDF de outros aprovados que você pode sequer vir a entender, pois não foi você quem fez. Não precisam de materiais de quem não conhecem a curadoria.
Temos indicações aqui no blog - todas gratuitas.
3- Leiam a lei seca sem buscar milagre. O milagre da lei seca é sua leitura, simples assim. Aqui sugiro ser raiz mesmo: leiam os códigos secos. Não usem nem a internet, pois a fixação vai ser menor. Foco absoluto no VadeMecum (eis o segredo da lei seca VadeMecum + Questões).
4- Usem o dizer o direito para jurisprudência. E só, vocês não precisam de mais nada.
5- Usem o QC para questões - mas tenham horários para fazer isso.
Não precisa fazer curso de questões antes de sair seu edital específico. Não precisam fazer curso de segunda fase antes de ter a mínima chance de estar nela.
6- Não compre todos os PDFs milagrosos que aparecerem. Não compre todo material novo que surgir no mercado. O material novo dificilmente será melhor que os antigos (e será mais caro).
7- Tenha só o material que realmente for essencial. Quanto mais material mais difícil e longa será sua caminhada. Quanto mais gigas de PDF pior.
8- Não vivam com o excesso de facilitadores -
Vejam a resposta que dei a um aluno essa semana:
9- Quanto mais fácil você quiser que seja sua aprovação, mais difícil ela será, afinal de contas está cheio de "pirâmide financeira" para os concurseiros. O milagre da multiplicação do concurseiro é feito com a dedicação e estudo diário. Não existe material mágico ou milagroso. Não existe "O PDF"da aprovação.
10- Sigam, nas redes sociais, poucos professores. Só quem te agrega e você confia no método. Não sigam alguém só porque ele foi aprovado. Vejam o relato de aprovado, mas não tente a toda hora implementar o método milagroso de um concurseiro ou outro.
Não sigam pessoas com a vida e com a rotina perfeita - elas não são perfeitas e aumentam a pressão sobre você.
Não sigam quem promete que você vai passara rápido - essa pessoa quer te vender alguma coisa!
11- Não queiram substituir o necessário pelo fácil. Já vi gente estudando direito penal para MPE com resumos e com quadros esquematizados.
Não dá gente. Sei que gostam de facilitadores, mas muitos estão atropelando o processo, de forma que não fazem nem o básico.
Lembrem: existe estratégia, mas não milagre. E mais: ainda o estudo estratégico é difícil e longo. Há pequenos atalhos, mas não há santo milagroso ou o PDF da aprovação.
Bom amigos, era isso.
Feliz domingo para todo mundo.
Eduardo, em 24/05/2020
No instagram @eduardorgoncalves
SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.
.
CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:
GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.
NÃO DEIXE DE LER!
-
Olá meus amigos, bom dia a todos e todas. Muitos de vocês se formam agora no começo de 2024 e precisam começar a trabalhar, sendo o cargo d...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso porqu...
-
Olá meus amigos, bom dia a todos. Hoje vou tratar com vocês de um tema muito pedido e muito difícil de responder, qual seja, CURS...
-
Olá queridos, bom dia a todos. Peço que, se possível, sigam no Instagram @eduardorgoncalves - muito conteúdo legal para vocês! Hoje ...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso po...
-
Olá pessoal, tudo bem? Eduardo quem escreve com um tema que muito me pediram: QUAL A FORMA MAIS FÁCIL DE CONSEGUIR CUMPRIR 03 ANOS DE ATIV...
-
Olá meus amigos, tudo bem? A aprovação no Exame Nacional da Magistratura é requisito para a inscrição nos concursos públicos da Magistratur...
-
Olá concursandos e leitores do blog, Um dos temas mais pedidos por vocês e ao qual mais fico atento é a sugestão bibliográfica , isso porq...
-
Olá pessoal, boa noite. O Prof. Leandro Musa disponibilizou no seu instagram (@leandromusa) o Santo Graal do MPF para ser baixado. Trata-...
-
Fala meus amigos, tudo bem? O MPMG é um dos MPs mais disputados e recorrentes do país, de forma que mal termina um concurso e já começam os...
Excelente! Só verdades.
ResponderExcluirCaro Eduardo, eu só utilizo o site Dizer o Direito para estudar jurisprudência, mas me surgiu uma dúvida. É muito conteúdo semanal que eles publicam. Diante disso, como separar o conteúdo essencial para estudar. Por exemplo, não sei se estou correto, mas creio que o mas indicado focar naquelas decisões que integrem o sistema de precedentes vinculantes, considerando que talvez, de forma geral, os concursos não explorem decisões monocráticas ou divergências entre turmas. Enfim, como devo proceder. Obrigado.
ResponderExcluir