Sentido
da conjunção
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Explicação
|
Exemplo
|
Aditiva
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Ligam
orações ou palavras, expressando ideia de acréscimo ou adição.
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e,, não
só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda, e
ainda.
|
Adversativas
|
Ligam
duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.
Ótima
para um parágrafo que faça um contraponto.
|
Mas,
porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
|
Alternativas
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Ligam
orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando
fatos que se realizam separadamente.
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Ou,
ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.
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Conclusiva
|
Ligam a
oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência
– ótima para usar no último parágrafo da sua dissertação (conclusão).
|
Logo,
pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim, diante
disso, de tudo que foi exposto, diante do exposto, desse modo.
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Explicativa
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Ligam a
oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela
contida
|
Que,
porque, pois (antes do verbo), porquanto.
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DICAS PARA ESCREVER BEM – CONJUNÇÕES, ELEMENTOS DE LIGAÇÃO E PARAGRAFAÇÃO
Olá
gente, boa tarde!
Como
disse a vocês, para passar em um concurso de grande carreira jurídica vocês
precisam escrever bem, e para escrever bem um dia ou outro vocês terão de ter
lido uma boa gramática.
Eu
a li para o vestibular, quando aprendi a escrever de forma fluída e concatenada,
fazer boas dissertações e provas discursivas. Isso fez toda a diferença em
segundas fases, onde, mesmo com erros de português (normais, já que escrevemos
rápido e correndo em segunda fase) fiz sempre bons textos.
Agora,
para escrever bem vocês devem saber muito sobre conjunções, como usá-las (e
usá-las muito). Não existe boa resposta discursiva sem conjunções. Fiz para
vocês, assim, a seguinte tabela:
Tenham
uma meta: façam textos usando sempre no começo do parágrafo uma conjunção. Quem
lê nossas Superquartas já sabe disso, e está na frente.
A
meta do seu dia hoje é saber o sentido de todas essas conjunções e começar
aplicar nos seus textos.
Lembrem:
é muito, mas muitooo difícil escrever bem sem saber sobre conjunções e sem
saber como as usar bem.
Não
há texto dissertativo ou resposta em prova discursiva com um parágrafo. Não há
paragrafação perfeita sem conjunções.
Vejamos
dois exemplos de textos, sendo o primeiro:
As normas
constitucionais programáticas podem ser definidas como regras constitucionais
que buscam a conciliação entre interesses de grupos políticos e sociais
antagônicos, cujo arquétipo remonta a um conteúdo precipuamente econômico-social,
que vincula órgãos públicos mediante a fixação de diretrizes a serem cumpridas
para efetivação de direitos sociais previstos na Constituição da República.
Embora seja possível a ponderação entre o direito subjetivo do administrado e o
princípio da reserva do possível, deve-se atentar para que a garantia do mínimo
existencial não seja afastada apenas com base em limitações
financeiro-orçamentárias do ente público. A título de exemplo, tem-se a norma
encartada no art. 196 da Constituição da República, que traz em seu núcleo duro
a saúde como direito de todos e dever do Estado. De acordo com o Supremo
Tribunal Federal, o reconhecimento, pelo Poder Judiciário, da validade jurídica
de certos programas sociais, como a distribuição gratuita de medicamentos a
pessoas hipossuficientes, faz-se imprescindível para que se confira efetividade
a preceitos fundamentais da Constituição da República, sob pena de, não o
fazendo, estar o Estado substituindo de forma ilegítima seu dever
impostergável, transformando referido direito social em verdadeira promessa
constitucional inconsequente, meramente estampada no texto normativo.
Agora
vejam o segundo:
'Como se sabe, a
democracia pode ser classificada em direta ou indireta a depender do modo de
exercício da soberania pelo povo. A primeira se dá nos casos de exercício da
soberania por seu próprio titular, ou seja, o próprio povo toma as decisões
soberanas. Já na segunda, cabe ao povo eleger seus
representantes que tomarão as decisões políticas. Por sua vez,
tem-se, ainda, a democracia semi-direta na qual estão presentes elementos
de democracia direta e indireta.
Nesse sentido, ou seja, visando a evitar os rigores da democracia
indireta, é que surge o instituto do recall, que consiste, basicamente,
na revogação individual do mandato eletivo, capacitando o
eleitorado a destituir funcionários, cujo comportamento, por qualquer motivo,
não lhe esteja agradando". (BONAVIDES, Paulo, Ciência Política, 4a Edição,
p. 352, Forense, 1978). Trata-se, portanto, de instrumento de democracia direta
que mitiga os rigores da democracia indireta.
Do mesmo modo, assim como o recall, há outros instrumentos de cassação
do mandato eletivo em um regime democrático, dentre eles o impeachment, que
diferentemente daquele, possui previsão em nosso ordenamento jurídico (citar o
artigo aqui). Cabe lembrar que a diferença entre os institutos está na
titularidade em seu exercício. Enquanto o impeachment é exercido pelos
representantes eleitos, sendo, portanto, instrumento de democracia
indireta, o recall é exercido pelo próprio titular do poder, que é o
povo.
Em sendo assim, conclui-se que tanto o recall
quanto o impeachment são instrumentos que visam a tutelar o próprio regime
democrático e os valores mais importantes consagrados no texto constitucional,
sendo importante forma de controle sobre os governantes eleitos para exercerem
o poder em nome de seu titular, ou seja, o povo.
Qual
está melhor?
Acho
que entenderam a importância da paragrafação, do uso de conectivos e elementos
de ligação, especialmente das conjunções.
Eduardo,
em 11/05/2019
No
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