LER E ESTUDAR – PRIMEIRA DISTINÇÃO FUNDAMENTAL!
A leitura é uma atitude passiva, “descompromissada”, que fazemos todos os dias o tempo todo. Quando você lê normalmente está relaxado, dando uma olhada nas redes sociais (ainda que o conteúdo seja jurídico, você está relaxado). A leitura é somente uma das modalidades de estudos (como as videoaulas, os áudios, etc).
Por outro lado, o estudo é uma atitude ativa, com o estabelecimento de conexões e correlacionando o conhecimento que você adquiriu – seja na mesma disciplina que você está lendo, seja em outras disciplinas (lembrando que, invariavelmente, em concursos públicos você será chamado a fazer reflexões interdisciplinares!).
Então, em determinados momentos, você estará lendo (somente – e isso não tem problema nenhum, ok?) e em outros você estará efetivamente estudando. Aliás, eu sempre começo os meus estudos com uma leitura inicial/superficial. Depois que eu efetivamente mergulho no estudo do tema escolhido.
RELER E REVISAR – SEGUNDA DISTINÇÃO FUNDAMENTAL!
É preciso, ainda, que você identifique pontos onde você deverá reler aquele conteúdo (uma leitura rápida, somente para condensar mesmo o conteúdo), e outros onde você vai efetivamente revisar (estudar profundamente o tema).
Mas Dominoni, como vou fazer essa seleção? A resposta virá com os resultados dos simulados: os pontos onde o teu desempenho foi melhor devem ser objeto, sim, de uma releitura superficial. Os onde você foi pior, revisão pesada. Os pontos que pouco caem (aqueles que você pouco vê em provas anteriores que você faz), esses não devem ser revisados e nem relidos! Aqueles que estão sempre caindo, revisão pesada!
MODALIDADES DE REVISÃO
Esse talvez seja o ponto mais divergente no que se refere à preparação para concursos públicos. Mas eu, durante minha preparação, foquei em somente 2 modalidades: sistemática e assistemática!
A revisão assistemática é aquela que fazemos mesmo sem perceber – quando fazemos questões de concursos. Nelas vocês irão se deparar com conteúdos diversos, de disciplinas diferentes.
Vou parando por aqui para não ficar muito grande! Na parte 2 dessa postagem vamos ver as formas de revisão, periodicidade e curva do esquecimento. Esse último tema já falei aqui no blog há alguns anos...(o tempo passa rápido rsrsrs). Se você não leu ainda clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua interação é fundamental para nós!