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REVISÃO PARTE 2: POR QUE FAZER, COMO E QUANDO FAZER.


Fala pessoal! Por aqui Dominoni novamente para trazer a 2ª parte da nossa postagem.



FORMAS DE REVISÃO

Há várias formas de se revisar o conteúdo estudado. 

a. Mapas Mentais – para quem faz mapas mentais, talvez essa seja a modalidade mais eficiente de se revisar. Dominoni, por que você fala em "para quem faz mapas mentais"? Pois entendo que essa forma de se resumir conteúdo respeita um sentido, uma razão de ser. E aqueles que fazem os mapas eles os entendem. Quem não faz (compra feito), acaba por não compreender muito bem o conteúdo, e perde em eficácia. 

b. Cadernos de aulas – material indispensável às revisões. De leitura fácil e compreensão imediata, nele estão as informações mais relevantes, passadas pelos especialistas em cada disciplina. Então, foco neles!
c. Apontamentos/Resumos – de antemão já adianto que, sob meu ponto de vista, estudar fazendo resumos é contraproducente! Eu sei que há pessoas que afirmam categoricamente que não aprendem/gravam se não escreverem – e eu as respeito. Mas digo por experiência própria: eu falava isso e provei, para mim mesmo, que não era verdade. Passei anos (isso mesmo, anos...não estou utilizando uma figura de linguagem não!!!!) resumindo os livros e não passei. Quando decidi estudar e revisar; ler e reler exaustivamente, passei! 

Então, se você faz apontamentos/resumos, ok! Revise por eles. Mas adianto que, segundo penso, eles não são fundamentais. 

d. Fichas ou Flashcards ou Memory Cards – tem gente que faz resumos nas fichas. Eu escrevia de um lado uma pergunta e, do outro lado, a resposta. Perguntas conceituais rápidas, de modo a você poder responder em até 10 linhas. Há quem faça numa folha A4, dobrando-a em 4 partes, cortando no meio, e ficando com 8 pequenas fichas por cada folha. O bom dessas é que elas cabem até dentro das menores carteiras, para as filas de bancos e consultórios médicos. 

No rodapé da ficha eu anotava os acertos e os erros. Chegando a 3 acertos seguidos eu colocava a ficha no final do “bolo”, espaçando, cada vez mais, as revisões. 

e. Marcações – A 1ª dica que faço: se for marcar tudo, não marque nada! Sabe aquelas coisas de estabelecer prioridades? Então, se tudo é importante, nada é importante! Estou falando do marca-texto, mas isso vale também para a caneta ou lapiseira, beleza? Se você quiser ler mais sobre isso, convido você a ir no Blog do Curso Clique Juris - clique aqui

f. Arquivo “Assertivas Corretas CESPE” – Eu tinha um arquivo somente de Assertivas Corretas do CESPE. Nele somente as questões corretas. Após fazer meus simulados semanais (nos fins de semana), eu pegava a prova no formato .pdf e copiava e colava num documento do word. Periodicamente eu lia e relia somente as assertivas corretas. Você acaba por acertar as questões na prova mesmo sem dominar o conteúdo. Vai meio que por osmose. 

PERIODICIDADE DAS REVISÕES – CURVA DO ESQUECIMENTO

O conceito de Curva do Esquecimento você consegue obter na internet. Eu não quero teorizar aqui...nem teria condições para tanto. Aqui é a prática que interessa, ok? 

Estamos novamente diante de um tema polêmico – a periodicidade das revisões -, e que tem tratamentos diversos. 

Eu já li de tudo que você possa imaginar: 24 horas, 48 horas, 72 horas, 5 dias, 7 dias, 15 dias, 30 dias ... enfim! 

E vou, novamente, passar para vocês o que deu certo comigo, e o que vem dando certo com nossos alunos. 

Planejava revisões com 7 dias, 30 dias, 60 dias e 90 dias. Falo aqui da revisão sistemática (veja a postagem anterior). Vou detalhar para vocês. 

Revisão em 7 dias – em uma semana eu percebia que já começava a esquecer o que tinha estudado na semana seguinte. Daí que planejava uma revisão rápida de, no máximo, 30 minutos. Vejam que estou falando de revisão, não é releitura (estudar todo o conteúdo que você estudou na semana anterior!). 

A pergunta seguinte, logo que eu oriento nossos alunos nesse sentido, é: mas o que eu vou revisar? Vá às FORMAS DE REVISÃO acima e veja o que você vai revisar: os mapas que você fez, o seu caderno de aula, os apontamentos/resumos, as fichas, marcações, arquivo assertivas corretas CESPE. Entenderam? 

Leiam rápido! O mais rápido possível! Não existe essa ideia de que quanto mais lentamente você ler, mais será a tua retenção de conteúdo. Pelo contrário! Quanto mais rápido você tentar ler, mais concentrado no conteúdo você estará, e mais conteúdo fixará! Acredite!

Revisão em 30, 60 e 90 dias – nessas revisões você vai selecionar o que de mais importante você pôde observar ao longo dos teus estudos, e revisar. Na postagem da parte 1 eu respondo a essa indagação. Beleza?


Espero que tenham gostado da postagem. Se gostou, compartilhe com seus amigos. Vamos ajudar o máximo de pessoas!

Grande abraço, vamos em frente e contem comigo para o que precisar!

Dominoni - @dominoni.marco (Insta)
www.cursocliquejuris.com.br
www.marcodominoni.com.br

6 comentários:

  1. Anexa uma foto de um de seus flash cards de revisão, Marco!

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  2. Rapaz...infelizmente, não tenho mais. Joguei todos fora na minha mudança...

    Abs
    Dominoni

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  3. Não tenho mais, querido. Joguei todos fora na minha mudança. Abs
    Dominoni

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  4. O senhor elaborava as fichas/flashcards/memory cards logo após o estudo do material ou deixava para elaborá-las no dia da Revisão de 7 dias? Desde já, muito agradecida!

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  5. Boa tarde, Dominoni! Cara não conseguir estabelecer não consegui diferenciar releitura de revisão. Você poderia explicar, por favor?

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  6. As postagens do blog do Eduardo precisam ser incluídas nas revisões, pois tratam de temas importantíssimos! mas são tantos...difícil achar tempo para tantas revisões... :(

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