Olá meus amigos, tudo bem? Boa tarde.
Hoje saiu o TJ/AM, no finalzinho do ano, um presente para muita gente.
Não haverá prova objetiva - quem está aprovado no ENAM já está na segunda fase, o que é excelente.
Vamos, assim, direto para as discursivas e para as sentenças.
Prof, o que fazer a partir de agora?
Primeiro, se você está aprovado no ENAM faça a prova. É uma grande oportunidade. Eu não deixaria passar uma segunda fase.
Segundo, a partir de agora (tirando dia 31 e dia 01) todas as horas devem ser dedicadas aos estudos. É uma segunda fase meus amigos. Eu daria meu máximo, estudaria até onde conseguisse.
Terceiro, o aluno deve fazer ao menos duas questões discursivas por semana. Eu tentaria zerar as discursivas do Treine Discursivas. Faria todas as questões, duas por dia. Treinaria e treinaria. O material que indico é esse aqui (clique).
Quarto, faria uma sentença criminal por semana com correção personalizada. Curso do Prof. Thales Leão é ótimo nesse ponto.
Quinto, faria uma sentença cível por semana com correção personalizada.
Sexto, revisaria os temas que estão sempre presentes na sentença: concurso de pessoas, prescrição, pena, concurso de crimes e efeitos da condenação. Além disso, revisaria os principais crimes estaduais para garantir a sentença criminal.
Sétimo, na sentença cível, por ser um estudo muito abrangente, teria noções de poder público em juízo (muitos alunos ainda não estudaram esse tema para o ENAM) e focaria nas matérias não estudadas para o ENAM (naquelas que o aluno está mais tempo sem estudar), especialmente Tributário e Ambiental que podem surpreender para o TJ/AM.
Oitavo, começaria a preparar os códigos para a prova. Permite-se a consulta na lei seca, então agora é hora de começar a grifar o código e os temas mais importantes no VadeMecum. Lembre-se de não trocar de código nessa fase dos estudos (leve para a prova o mesmo Vade que usa no estudo ordinário).
Nono, reforce o estudo da jurisprudência. Chance altíssima de serem lembradas. Revisaríamos todas as teses do STF com repercussão geral e os temas repetitivos do STJ, por exemplo.
Décimo, foco nos conceitos. Agora é hora de focar nos conceitos básicos das matérias e praticamente dispensar o estudo de lei seca.
Décimo primeiro, dê o seu melhor.
Bons estudos.
Eduardo, em 30/12/24
No instagram @eduardorgoncalves
Professor, o senhor indica algum material que tenha apenas conceitos básicos?
ResponderExcluirEduardo, mas daria para continuar estudando para outras provas sendo aprovado lá? Sei que dificuldade não é desculpa, mas pesquisei as comarcas do TJAM e tem locais que o tempo de transporte é de 16 horas de carro de Manaus até o interior (Lábrea, por exemplo). Além disso, tem regiões que sequer possuem GPS de deslocamento. O meu receio seria ficar impossibilitado de fazer outras provas por falta de luz, estradas alagadas, quedas de ponte e afins. O que acha a respeito dessa ausência de estrutura?
ResponderExcluir