Olá meu caros!
Mais uma semana de muito estudo! Vamos em frente que todo esforço será recompensado!
A dica de hoje será sobre um tema ligado ao Direito da Mulher, mais especificamente com relação a violência doméstica a qual tem várias facetas e especificidades, ocorrendo dentro de um ciclo que é constantemente repetido. Portanto, abordaremos na postagem os ciclos de violência contra às mulheres, tema que está sendo cada vez mais em voga na sociedade, e certamente será objeto de cobranças nas provas.
Antes de adentar no tema de hoje, quero convidá-los para curtir meu novo site e se inscrever na lista para receber dicas e informações sobre minhas lives sobre método de estudos e revisão.
Segue o link: https://metodobravo.com.br/
Agora, retomando a dica de hoje!
Uma linha evolutiva da violência é traçada sempre que a mulher se vê dentro de uma relação abusiva. Dividida em quatro ciclos, é importante saber identificar cada um deles para poder pedir ajuda e resguardar a vida da vítima. Não custa lembrar que estes ciclos podem cair nas provas de MP e DPE.
Ciclo 1: Encantamento é a fase em que o homem é gentil e atencioso, mas começa a dar sinais da violência que está por vir. Aqui ele começa a afastar a mulher da família, das amigas e amigos, proíbe de usar determinados tipos de roupas e também começa a controlar as redes sociais. Muitas vezes, ela nem percebe que isso está acontecendo e pode até confundir com cuidado extremo. A situação se agrava dia após dia e tende a seguir à segunda fase.
Ciclo 2: Aumento da Tensão pode durar alguns dias ou até anos. Nesse período ocorre o aumento das discussões com ele se irritando por pequenas coisas, tendo acessos de raiva, e a mulher sofrendo humilhações e até ameaças. A mulher tenta por várias vezes acalmar o companheiro evitando comportamentos que possam deixá-lo irritado. Muitas mulheres acreditam que o comportamento violento é por conta de algo errado que ela falou ou fez, ou do dia no trabalho estressante do marido ou companheiro.
Ciclo 3: Ato de Violência há a intensificação das agressões. A tensão acumulada da fase anterior e faz com que o agressor tenha momentos de explosões de raiva e fique extremamente violento. Todas as ameaças sofridas nas duas fases anteriores se materializam nas cinco formas de violência doméstica: física, moral, psicológica, sexual e patrimonial.
Nesse período a mulher tem sofrimento intenso e, mesmo sabendo que o agressor pode causar danos irreversíveis à sua vida, a mulher, normalmente, se mantém paralisada. Nessa fase ela começa a ter insônia, perda de peso, fadiga constante, ansiedade. Também passa a nutrir sentimentos de medo, solidão, piedade de si mesma, vergonha, confusão e dor.
Ciclo 4: Arrependimento é o momento em que ele afirma estar com remorso e que tudo vai mudar porque ele irá melhorar. Ele se torna uma pessoa querida e amorosa para conseguir o perdão. Quando a mulher desculpa o agressor, um breve período de tranquilidade se estabelece na casa, então ela passa a acreditar nas promessas e estreita o vínculo de dependência com o agressor. Está fase também é conhecida como “lua de mel”.
Pessoal, o tema é super importante, pois a violência contra a mulher ganhou nos últimos anos uma importância grande, e os examinadores no momento de elaborarem as provas, analisam também os temas que são relevantes e discutidos na sociedade de um modo geral. Portanto, temos que ficar muito atentos!
Esse termo “Lua de Mel”, do Ciclo 4 da violência contra a mulher já foi alvo de artigos e notícias na Defensoria, como no site da DPEMS, que tem uma atuação efusiva na defesa da mulher.
Não preciso nem dizer que esse tema tem tudo para ser cobrado nas próximas provas da DPEMG ou DPEES!
Espero que está explicação seja de grande valia para os seus estudos!
A postagem foi elaborada com base no site do CNJ.
Abraço e bom estudo!
Rafael Bravo 23/10/23
Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursosaberjuridico
e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com
canal do youtube com dicas: https://bit.ly/3vNKVHv
Grupo do Whatsapp: https://bit.ly/3QpSa09
0 comentários:
Postar um comentário
Sua interação é fundamental para nós!