//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

PERSPECTIVAS DE NOMEAÇÕES NO MPU

Olá amigos, bom diaaa! 

Tenho acompanhado os debates para formação da lista tríplice para PGR e, consequentemente acompanhado as discussões sobre pessoal (ampliação/redução do quadro). 

Infelizmente as perspectivas de nomeações no MPU não são boas, em virtude da grande limitação orçamentária e da nova realidade fiscal imposta pela Emenda Constitucional 95 (PEC do Teto). 

A verdade é que o MPU está encolhendo. Unidades do MPF estão se fechando Brasil a fora, unidades do MPT já se fecharam.

Soma-se a isso a virtualização que já chegou na maioria das unidades do MPF. Na minha unidade mesmo, há pouco tempo 90% do trabalho era físico. Mas daqui a 1/2/3 anos, 80% do trabalho será eletrônico. 

Nesse contexto, a palavra de ordem no MPU é contenção de gastos, o que implica menos nomeação de servidores. 

A ideia, aparentemente, é repor apenas o necessário e utilizar melhor os recursos humanos disponíveis. 

Disso tiramos algumas conclusões:
1- A nomeação de técnicos será em número menor do que esperamos, pois o trabalho do técnico está diminuindo. Serviços administrativos são cada vez menos em uma PRM, por exemplo. Possivelmente muitos técnicos aposentados/exonerados não serão repostos, se não houver efetiva necessidade de reposição. 
Há unidades com número de técnicos maior do que o necessário, e essas unidades certamente não terão os técnicos repostos, o que implica menos nomeação. 

2- Para analista, por sua vez, indica-se que haverá apenas reposição de pessoal. O MPF não vai mais se expandir, não se criarão novos ofícios e unidades, logo não haverá ampliação do quadro, mas sim e tão somente reposição pontual de servidores. As nomeações, então, também não devem ser muitas, como nos tempos de vacas gordas. 

Diante disso, a nossa dica é: CONTINUE ESTUDANDO! PARE APENAS QUANDO SEU NOME ESTIVER EFETIVAMENTE NO DIÁRIO OFICIAL. 

Antes da nomeação tudo é expectativa de direito, e em tempos de crise não crise não confie em expectativas. 

Desculpem pelas notícias negativas meus amigos. 

Eduardo, em 13/06/2019
No Instagram @eduardorgoncalves

5 comentários:

  1. E quanto à previsão anterior que você disse que seriam chamados mais de 1000 pessoas? Acha que não ocorrerá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando saiu o edital todos os cursinhos falaram que não era pra se preocupar com número de vagas, pois o MPU iria nomear centenas de aprovados, o Eduardo ainda falou que seriam mais de 1000, previsão totalmente irrealista e ilusória, naquela época as nomeações nos órgãos federais já estavam assim, apenas reposições sem impacto orçamentário, com a ausência do repasse do executivo em 2020 já era previsível que a situação iria piorar. Estou aprovado nas primeiras colocações e nem acho que serei nomeado. Com certeza não ocorrerá essas mais de 1000 nomeações previstas pelo Eduardo e por todos os outros cursinhos quando saiu o edital. Já vai fazer um ano de homologação e chegou a pouco mais de 30 nomeações.

      Excluir
  2. Estima um número de analistas nomeados no DF?

    ResponderExcluir
  3. Isso não é exclusividade do MPU. Vários órgãos estão fazendo concursos para carreiras de apoio e não convocam ninguém ou quase ninguém. Diversos tribunais e MPs pelo Brasil. Na JT as nomeações foram suspensas por tempo indeterminado, tenho íntima convicção que a próxima será a JF.

    ResponderExcluir
  4. Ah, e obrigado pela sinceridade do post.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!