Olá meus amigos, tudo bem?
Eduardo quem escreve.
Saiu o edital do MPU com muitas vagas e expectativas de muitas nomeações.
Como de costume no MPU todos os Estados apareceram com 01 vaga para analista, somente o DF apareceu com mais vagas, totalizando 18 vagas.
No DF, naturalmente haverá mais nomeações, pois são mais unidades do MPU por lá. As nomeações do DF são em número muito maiores do que em qualquer região do país (temos vaga na PGR, em todo o MPDFT, na PGT, nas Regionais etc). São muito mais órgãos do MPU ali situados, então sempre será uma boa estratégia se inscrever para lá.
Outras unidades que tendem a ter mais vagas são: Minas Gerais, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, que tem sedes Regionais também.
As notas de Corte tendem a ser menores em Estados da região norte, pois ali a rotatividade de cargos é maior. Sempre que há remoção, tem-se que o movimento natural é a tentativa de sair da região norte, aumentando as nomeações ali em uma região em que a nota de corte naturalmente é mais baixa.
O que eu faria?
1- Me sinto muito preparado, já estou em um nível bom - faça a prova no seu Estado ou no DF. A nota de nomeação no DF ou no seu Estado (dentre os mais concorridos, como SP, MG, RJ, PR, SC etc) tende a ser muito parecida. No DF tem mais vagas, mas tem mais gente, aumentando a nota de corte.
Nos estados mais disputados têm menos gente, mas também têm menos vagas, de forma que a nota de nomeação tende a ser similar.
No DF a chance do acaso é menor, ou seja, a chance de que tenhamos poucas nomeações em 04 anos é menor. Nos Estados a chance de poucas nomeações é maior. Assim, pode ser que nesse ciclo de validade do concurso tenhamos pouquíssimas nomeações no Paraná e em Santa Catarina, caso muita gente se remova para lá, o que não acontece como regra no DF, onde é certeza de alta rotatividade em virtude de muitas vagas.
Ou seja, os Estados são mais voláteis a poucas nomeações do que o DF. Pode ser que no próximo ciclo todo mundo queira se remover para SP ou para o Paraná, diminuindo as nomeações nesses Estados. No DF o risco de isso ocorrer é bem menor. Sopese isso.
2- Me sinto mal preparado, estou com a nota mais ou menos, minha nota certamente não será suficiente para passar no DF ou em SP/PR/SC/RS/MG/RJ - faça prova na região norte. Tradicionalmente a nota de aprovação e nomeação no norte tende a ser mais baixa. Além disso, nas remoções muita gente sai da região norte para ir para outros Estados. Muita gente usa essa estratégia de concorrer por um Estado com mais remoções e com nota de corte menor.
Lembro quando eu estava lotado na região norte, todo mundo se inscrevia nas remoções, pediam vaga em Brasília, São Paulo, muitos lugares.
Então se você não se sente preparado o suficiente, se inscrever para uma região menos concorrida é uma ótima ideia.
E, claro, façam a prova do MPU. Não deixem a chance passar.
Certo amigos?
Eduardo, em 9/1/25
No instagram @eduardorgoncalves
0 comentários:
Postar um comentário
Sua interação é fundamental para nós!