Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

COMO ESCOLHER QUE CARREIRA SEGUIR?

Olá amigos, tudo bem? 


Hoje vamos falar um pouquinho sobre como escolher uma carreira, quais fatores ponderar e que podem ser decisivos na escolha.


Claro que é muito lindo falar de vocação, mas na verdade isso é detalhe. O amor pela carreira surge no dia a dia. Muita gente se diz vocacionado para DPE e se realiza no MPE. Outros querem tanto o MPE, mas são muito felizes na Magistratura. Vejo o pessoal sangue verde no Instagram e só penso, "esse povo seria muito feliz no MP e não sabe disso". Idem para o pessoal que diz ter pavor de Defensoria, para esses só consigo pensar, "quantas portas estão se fechando para vocês". 


Então, vamos lá. O que ponderar ao escolher um cargo para seguir:

1- Vocação - óbvio que que é um fator importante, mas não único. Se se sente vocacionado para um cargo, priorize ele ao estudar, sem prejuízo de também fazer as provas dos concursos conciliáveis. 

2- Remuneração - uma boa remuneração faz toda diferença na nossa vida. Mil ou dois mil reais a mais não fazem a diferença como regra, mas se o cargo paga 5/10/15 mil a mais, aí já é algo a ponderar. Não mude sua vida, não mude de cidade (se você está bem, claro) para trocar 22 mil por 25 mil em um interior e começar tudo do zero de novo. 

3- Atividade do dia a dia - de nada adianta estudar para o MPE se tem pavor de Tribunal do Júri. De nada adianta estudar para Magistratura se tem ódio de audiência. Se você não gosta de atender ao público, MPE e DPE não são para você, por exemplo. Se não quer atender advogados, Magistratura também não é para você.

4- Lotação - muita gente cresceu em grandes centros e tem pavor de ir morar no interior, muitos dos quais desestruturados totalmente. Tem muita comarca aí sem rede de esgoto, sem restaurante legal, de difícil acesso. Se você não quer isso, já pondere em quais Estados fará prova e em quais não fará. Carreira federal pode ser uma boa nesse caso, pois te dará mais mobilidade. Se você quer morar em um Estado específico, priorize as carreiras estaduais como regra. 

5- Teletrabalho - esse é o novo fator decisivo para escolher carreiras. E aqui saem na frente as procuradorias. AGU, por exemplo, praticamente universalizou o TT. Magistratura e MP acredito que pouco vão avançar no tema, assim como a DPE/DPU.

Hoje eu escolheria tendo em conta os fatores 2, 4 e 5. Os fatores 1 e 3 são de fácil adaptação. Sinceramente, eu acho muito melhor estar no cargo que era minha quinta opção, ganhando mais e em uma cidade melhor do que estar no cargo que era primeira opção em cidade péssima e que não me dá mobilidade alguma. 

Promotor no Amazonas/Pará, por exemplo, demora anos para conseguir chegar em Manaus/Belém. Agora, é melhor ganhar 30 mil no interior do Amazonas/Pará ou 25 mil em Brasília em outro cargo? 

Essa questão da lotação é algo que pesa muito, estar em uma carreira que aceita teletrabalho garante mais liberdade e melhor opção de moradia. O teletrabalho é hoje, sem dúvidas, um diferencial.

Quais carreiras admitem TT? R- via de regra carreira meio e procuradorias. 

Eu sinceramente não acredito em TT para Magis, MP, Defensoria, carreiras Policiais. O TT nesses casos será excepcional e não a regra. Já para procuradorias, o TT será a regra e não mais exceção. É um grande diferencial dessa carreira, portanto. Considerem. 


O que não considerar? 

6- Status do cargo - com o tempo você percebe que status nenhum vale sua felicidade. Ser do MP e da Magis não é mais do que ser de outra carreira. Sabe o que muda sua vida sendo juiz ou promotor? R= nada, muito pelo contrário, você terá muito mais privações. Não siga por esse caminho... 

Você não vai conseguir mais respeito por ser juiz ou ser do MP. Você vai conseguir o respeito pelo que você faz e por quem você é com as pessoas. O cargo é só um detalhe na sua vida. 

Hoje, eu preferiria ser da AGU em TT, do que ser do MPE ou da Magis Estadual em um Estado longe do Paraná... 

Certo amigos?


Eduardo, em 11/09/2022

No instagram @eduardorgoncalves

3 comentários:

  1. Sem palavras para agradecer por tantas orientações necessárias. Cura a nossa alma! Deus lhe abençoe sempre mais.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhando as postagens no longo prazo, começo a achar que o Edu vai fazer AGU novamente rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, muito obrigado pela sinceridade. Seu texto ajudou muito o meu processo de decisão!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!