Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

VOCÊ ACHA MESMO QUE EM ALGUM MOMENTO VAI SER RUIM SER JUIZ OU PROMOTOR? POSTAGEM MOTIVACIONAL

 Olá meus amigos e leitores do site, 

Primeiramente convido a todos para o nosso minicurso semana que vem. Deixo o banner aqui e o convite: 



Para ser avisado das aulas e ter acesso prioritário a matrícula do curso, clique aqui

Pois bem, a reforma administrativa tem pontos deploráveis para os servidores, e muitos ajustes ainda precisam e serão feitos. Tenho a absoluta certeza que essa proposta horrível que foi enviada não será aprovada integralmente ou sem mudanças. Muito se aprimorará ainda. Sem pânico, por ora. 

Mas hoje quero falar com o principal nicho desse blog: quem estuda para carreira fim de juiz, promotor, procurador, delegado, defensor, advogado público etc. 

E já lhes pergunto: vocês acham mesmo que algum dia vai ser ruim a carreira fim? Acham que algum dia vai ser ruim ser promotor ou juiz? Defensor ou procurador? 

Obvio que não meus caros. Essas são as carreiras do topo da Administração Pública, muitas delas carreiras de Estado e essenciais. São carreiras que necessariamente precisam de garantias e boas remunerações.

Vocês acham que alguma regra que ataque a vitaliciedade vai ser chancelada pelo STF? Vocês acham mesmo que algum dia essas carreias vão ser desvalorizadas? Acham que um procurador da República ou juiz vai ganhar menos de R$ 20.000,00 a R$ 25.000,00 líquidos?

Não meus amigos. Não vão! 

Essas carreiras serão as menos afetadas pela reforma administrativa. Seremos afetados em pouquíssima amplitude ou em quase nada. 

Não porque somos uma casta de privilegiados, mas sim porque precisamos de garantias maiores que as outras carreiras. 

Uma coisa eu sempre digo a todos os meus alunos: as carreiras sempre mais seguras do Estado serão MP e Magistratura. Sempre e por motivos óbvios. Quer estar seguro o resto da sua vida, estude para o MP e Magistratura. As garantias aqui são mais fortes. A blindagem constitucional aqui é muito maior. A chancela do STF a atos que ataquem essas carreiras de qualquer forma não deve ocorrer. 

Em segundo plano de segurança quanto ao regime jurídico está a Defensoria Pública. É a terceira carreira mais segura do Estado. 

Advocacia Pública, carreira policial e fiscal também possuem um regime jurídico de destaque, mas menos garantias, pois estão vinculadas ao executivo.

Fato é que essas carreiras sempre serão as mais seguras e não devem temer uma reforma administrativa

MP, Magistratura e Defensoria pouco serão afetadas. Carreira policial também sofrerá pouco por conta do perfil do atual governo. As carreiras fiscais e de advocacia pública tendem a sofrer um pouco mais, entretanto não acredito de forma alguma que fiquem pouco atrativas. Nã acredito mesmo. 

Então não há motivo algum para você sofrer agora: mantenha o foco, estude, faça sempre o seu melhor. Nunca será ruim virar juiz, promotor ou defensor no país. Nunca. 

Deixar de estudar agora é a pior burrada que você fará para sua vida.

Deixe de buscar um motivo para não estudar. Primeiro o COVID foi motivo para muitos não estudarem, agora a reforma. Se esses dois fatores te fizeram interromper o estudo, o problema está muito mais na sua vontade de estudar do que em outra coisa. 

Quer segurança? R- estude para carreiras jurídicas do Estado. Quer mais segurança ainda? R- estude para o MP e para a magistratura.

Um dia um colega de AGU me disse: "Por melhor que a AGU esteja, a verdadeira segurança sempre estará no MP ou na Magistratura. Você faz bem em ir para o MP". Reflitam sobre isso. 

Eis o ranking da segurança quanto a alteração do regime jurídico: 

1- Magistratura e MP. 

2- Defensoria. 

3- Carreiras policiais. 

4- Carreiras fiscais e de Advocacia Pública.

Essas 05, contudo, reitero: são as carreiras mais seguras do Estado.

Certo?

Não pare que você vai ficar pelo meio do caminho. 


Eduardo, em 5/09/2020

No instagram @eduardorgoncalves

Nossos links - clique e acesse

3 comentários:

  1. Parabéns Eduardo! É isso mesmo. Quem não tem perspectivas na iniciativa privada não deve parar de estudar até passar.

    ResponderExcluir
  2. Olá , meu caro. Procuradorias de municipios pequenos também sao relativamente seguras ?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!