Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO PARA DICAS, SORTEIOS, LIVES, NOTÍCIAS E MUITO MAIS

ERRATA SOBRE O CONCURSO DO MP-MS E RESULTADO DO “SORTEIO” DO EDITAL ESQUEMATIZADO

Olá, pessoal!

Aqui é o Júlio Miranda.

Antes de tudo, gostaria de confirmar se vocês já fizeram a inscrição para o concurso do MP-MS. Tenho certeza que sim!

Mas, para quem ainda não fez, preciso anunciar que houve um erro na publicação anterior. As inscrições para o certame se encerram às 18h do dia 16/02/2018. Na postagem original, constou o dia 17/02/2018, o que foi retificado posteriormente.

Agora, vamos ao “sorteio”.

Conforme prometido, estou aqui para divulgar o vencedor do desafio proposto no domingo. A pergunta era: "POR QUE VOCÊ QUER SER PROMOTOR(A) DE JUSTIÇA, DOUTOR(A)?"

A resposta precisava ser sucinta e completa, já que dada no contexto de uma prova oral.

Fiquei bastante satisfeito com o nível das respostas e com a quantidade de participações neste curto período (menos de 48 horas).

Algumas respostas foram muito elaboradas e/ou rebuscadas, o que acaba não sendo possível – nem desejável – em uma arguição oral.

Em síntese, com esse tipo de pergunta, o examinador quer que o candidato demonstre segurança quanto ao seu desejo, conhecimento da importância do cargo, além de certa dose de entusiasmo em estar prestes a ingressar na instituição.

Diante deste cenário, o vencedor foi o colega Leonardo Marchezini, com a seguinte resposta:

Quero ser promotor de justiça pois, em minha visão, esta é uma das carreiras mais nobres que o Estado possui. O MP é ativo e tem o condão de se impor frente às circunstâncias de perpetuação da desigualdade para, após detido trabalho, modifica-las. Quero ser promotor, afinal, pois assim poderei contribuir efetivamente para mudança de parte do cenário com o qual diariamente nos deparamos. Este é o meu singelo motivo, Excelência”.

Notem que a resposta insere a carreira do Ministério Público dentre as mais importantes do Estado, sem, contudo, qualquer espécie de menosprezo às demais carreiras.

Um erro bastante comum ocorre quando o candidato hipervaloriza o cargo de Promotor de Justiça e deixa transparecer certo desprezo aos demais cargos. Isso não é saudável, pois transmite soberba e total desconhecimento sobre a importância de cada um dos atores sociais. Aliás, não se esqueçam que na Banca Examinadora sempre há um representante da OAB.

Interessante também a parte em que há o destaque da posição do Ministério Público, ressaltando o seu caráter ativo e, sobretudo, demonstrando comprometimento com a necessidade de um “detido trabalho” no exercício das atribuições.

Por fim, a sutileza da expressão “poderei contribuir efetivamente para mudança de parte do cenário” demonstra que o candidato tem conhecimento do alcance e da importância da sua atuação conjunta perante a sociedade, sem um superdimensionamento da figura do Promotor de Justiça.

O que deve, portanto, ser evitado em perguntas deste gênero:

- Comparações com outras carreiras;
- Frases prontas;
- Respostas demasiadamente longas;
- Repetição literal do texto constitucional;
- Supervalorização da própria história;
- Hipervalorização da importância da carreira;
- Excesso de emoção;

Enfim, ainda falaremos muito sobre provas orais de Ministério Público Estadual.

Foi realmente muito legal a participação de vocês. Vou pensar em um próximo desafio e, desta vez, o vencedor levará um Diagnóstico Esquematizado de MP Estadual.

Vocês lembram que eu disse para vocês não serem a pessoa que esquece de se inscrever no concurso?

Pois eu já fiz algo “pior”: pintei errado o gabarito e fiquei por uma questão!

Vejam meu depoimento para o site, em novembro de 2016:


Além de outras aprovações, muita coisa aconteceu de lá para cá. Como disse, aos poucos vamos nos conhecendo.

O vencedor (Leonardo Marchezini) deve entrar em contato com o site para escolher o seu Edital Esquematizado, podendo optar entre o de Reta Final do MPMS e o de MPE-Geral.

Um grande abraço.

Júlio Miranda, em 30/01/2018.

No IG @juliocomiranda

3 comentários:

  1. Júlio, se possível, depois você poderia comentar sua estratégia de preparação para o MPMG, tendo em vista que novo certame deve sair em breve. Isso se algo mudou em relação ao que contou no depoimento anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber também dicas sobre leitura dos informativos do STF e STJ (se vc fazia/faz a leitura pelo site DIZER O DIREITO, e se fazia a leitura apenas dos assuntos resumidos e não os informativos do site - dizer o direito - inteiro). Ainda, se possível, porquanto meu objetivo também é o MPE, indicar a respeito de leitura seca (CF, CC, CPC, leis administrativas, mas quais priorizar? etc). Não tenho IG, se possível deixar um e-mail para contato. Obrigado e parabéns pela sua trajetória!

      Excluir
    2. Farei uma postagem específica para o MPMG.
      Abraço.
      Júlio

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO