Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

RETA FINAL - DPE/SC - O QUE FAZER? COMO ESTUDAR? DICAS E ORGANIZAÇÃO

Bom dia pessoal!! Uma excelente semana a todos!!
Aqui é Rafael Bravo, um dos editores do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br).
Hoje gostaria de passar para vocês algumas dicas sobre como estudar ou que rotina seguir quando a nossa prova ocorrerá no domingo, como é o caso da DPE/SC, que será aplicada no dia 23/07.
Muitos alunos me procuram ansiosos e dizendo que não conseguiram apreender nada nesse tempo que estudaram ou que já esqueceram de vários pontos que estudaram. É aquela velha sensação do concurseiro de que não estamos assimilando o conteúdo estudado e que em alguns dias tudo será esquecido.
Primeiro, tenham fé em vocês mesmos! Nada de cultivar esse discurso de que esqueceu tudo e de que você não é capaz. É hora de acreditar no seu estudo, pensar positivamente e acreditar que uma vaga é sua!! Vá para prova para agarrar a aprovação com unhas e dentes e não apenas para “fazer treinamento”. Se você passar, perfeito!! Estude para as discursivas! Se não passar, tranquilo!! Caímos na regra do concurso que é a reprovação e vamos nos preparar para o próximo certame.
Rafael, e como estudar nessa reta final? Falta apenas mais uma semana para a prova e a ansiedade tomou conta! O que fazer?
Caros, essa sensação é normal e atinge a grande maioria dos candidatos! Quem estuda de verdade acaba sentindo a pressão quando a prova se aproxima e é fácil ficarmos um pouco perdidos, com a sensação de que temos que estudar tudo de novo.
Nessa reta final, eu recomendo que você faça muito exercício, ou seja, prova mais antiga da FCC e a última prova da DPE/SC, mesmo que seja de outra banca (FEPESE) só para treinarmos ritmo de prova. Sempre que fizer uma prova antiga, faça cronometrando seu tempo, reservando pelo menos 30 minutos finais para passar as respostas para o cartão respectivo.
Ainda, separe algum tempo para revisão de matérias. Você tentará ler um ou outro ponto que não teve tempo e depois foque apenas naquilo que já foi lido, sublinhado, anotado no canto de página. Não é para ler seu material todo de novo, mas só o que foi destacado por você.
Sempre recomendo que você separe um tempo para ler a Constituição, legislação estadual sobre a DPE, além de de revisão de jurisprudência do Dizer o Direito, que já se encontra disponível para Download! O material deles é fantástico e vai ajudar muito!
Sobre a revisão de Direitos Humanos, recomendo a releitura da legislação internacional indicada no edital (Tratados, convenções, protocolos) e um ou outro ponto que tenha dúvida. Em direito do consumidor, acredito que a leitura de Lei e Jurisprudência do STJ mais recente sobre o tema ajude bastante.
Sobre o estudo do CPC/15, que assusta muitos alunos, recomendo a leitura do CPC (artigos sobre Defensoria, tutela provisória, etc). Recomendo a leitura dos enunciados do fórum permanente de processualistas civis, que pode ajudar bastante nos principais temas que podem ser cobrados e direcionar o seu estudo da legislação.
Elaborei abaixo um quadro simples para ajuda-los nessa reta final, salientando que aqui é apenas uma sugestão. Caso você tenha um ritmo diferente, uma estratégia parecida que você repute melhor, fique tranquilo para seguí-la.

Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
- Fazer a última prova da DPE/SC em 4 horas;




- Revisão de Constitucional e Administrativo.


- Leitura da Constituição;






- Revisão de Civil e Proc. Civil
-Enunciados do Fórum de Processualistas do Novo CPC, leitura de principais arts CPC/15;

- Revisão de Penal e Proc. Penal
- prova antiga da FCC – DPE/PR




-Revisão de Princípios da DP (Leitura da legislação estadual), Execução Penal.
-Prova antiga FCC – DPE/ES




-Revisão de Jurisprudência do Dizer o direito; leitura de últimas súmulas STF, STJ
-Revisão de Direitos Humanos, Consumidor Direitos Difusos e Coletivos e ECA.
- Tarde Livre*

*Caros, sábado de tarde sempre recomendo para o aluno que é mais ansioso que descanse, tente assistir um filme e relaxar antes da prova. Você já estará bem cansado da rotina de estudos então descansar um pouco no sábado já irá recuperar bem nossas forças para encarar a prova. Você já estudou o que podia e agora é ter fé e encarar a prova de cabeça erguida e acreditar! Alguns alunos me afirmam que não conseguem tirar a tarde para descansar e que precisam estudar alguma coisa, ou ainda, que não sofrem tanto com a ansiedade ou nervosismo da véspera de prova. Nesse caso, se você quiser  estudar na parte da tarde também, busque fazer mais uma leitura da revisão de jurisprudência do Dizer o Direito, terminar a revisão de uma ou outra matéria que você repute ser o seu “calcanhar de aquiles” e que você tenha errado na hora de fazer provas antigas da FCC, etc. Agora, se você entender que a leitura de sexta-feira foi suficiente, focaria na leitura de legislação internacional sobre Direitos Humanos.

Pessoal, apenas para destacar mais uma vez que o quadro é uma sugestão de estudos, com base na minha experiência como aluno, quando estudava para concursos, e hoje como coach e professor. Se você tem um ritmo um pouco diferente ou que funcione melhor para você, perfeito!! Foque nele! O importante é estudar e não ficar parado ou sem foco e objetivo esta última semana.
Vamos em frente! Desejo sucesso a todos!! Uma excelente prova e que vocês consigam a sonhada aprovação!
Abs
Rafael Bravo

Instagram @rafaelbravog

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!