Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

DICA PARA EVITAR ERRO NA MARCAÇÃO DO GABARITO.


Olá, gente!

Depois da super dica que o Edu deu sobre marcar ou não marcar todos os itens da prova da AGU, eu queria compartilhar uma experiência minha com vocês também sobre marcação de gabarito e que serve para todos os concursos.

Algumas vezes eu acabava marcando errado no gabarito as respostas das questões (quando transcrevia as respostas do caderno de prova para o cartão de respostas, as famosas “bolinhas” ou “quadradinhos”). Às vezes eu perdia até mais de uma questão... E todos sabem o quanto é valioso um ponto perdido!



Como que eu resolvi isso e ensino a todos os meus alunos?

Primeiramente, sempre reserve um tempo para marcar seu gabarito. Não tem nada pior do que ter que marcar às pressas com o fiscal anunciando que vai recolher as provas. Portanto, acho que 30 minutos é um bom tempo para marcar. A depender do número de itens e da sua desenvoltura, talvez um pouco mais ou um pouco menos. Sugiro 30 minutos!

Para evitar marcar errado, quando for transcrever, primeiro assinale a “bolinha” com um tracinho bem leve. Você será capaz de ver o tracinho.  Depois que tiver marcado tudo, você preenche as “bolinhas”. Explicando melhor: Primeiro eu sempre passo um tracinho nas bolinhas das respostas. 
Vou olhando a prova e passando pro gabarito com um tracinho. A leitora não identifica essa marcação! Se você errar, tem condição de preencher a bolinha completa na resposta e não perder aquele item.

Depois que marco tudo, eu vou preenchendo as “bolinhas”! E nem olho mais para a prova, o que torna muitas vezes o processo até mais rápido.
Depois que fiz isso, nunca mais perdi questão por erro no gabarito, apenas por burrice ou chute mal dado (hahahahaha).

Espero que funcione com vocês!

Gus
holandadias@gmail.com
@holandadias





3 comentários:

  1. Eu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive dúvida com relação ao que a leitora consegue ler ou não. Se fizer um pontinho com a ponta da caneta, também dá certo? Obrigado!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!